“Casa Portuguesa” abre portas em Estarreja

sexta, 25 de março 2011

Esta é a mais recente campanha de sensibilização ambiental desenvolvida pela Autarquia e pela SUMA. O mote – “Numa Casa Portuguesa fica bem, Cidadania sobre a Mesa” – apela às boas práticas ambientais como mais um elemento imprescindível que deve figurar em todos os lares.

Esta acção, que terá como público-alvo os alunos do 1º ciclo, associa, a cada uma das divisões da casa, rotinas e práticas que podem ser facilmente implantadas por todos os membros da família, e que garantem uma adequada gestão e salvaguarda dos recursos naturais, como a energia, as matérias-primas e a água, bem como dos recursos financeiros.

Pretende-se, desta forma, que cada família seja uma referência para os seus e para outros núcleos familiares, e que promova a transmissão de atitudes pró-ambientais e de gestão sustentável dos resíduos, reflectindo-se esses princípios também fora de portas, no exercício da Cidadania como aspecto fundamental para a salvaguarda da Urbanidade.

Rotinas como Reduzir, Reutilizar e Reciclar são também veiculadas como essenciais para garantir um presente e um futuro sustentáveis para as gerações actuais e futuras.

A primeira sessão vai decorrer na próxima segunda-feira, dia 28 de Março, na Escola Básico do 1º Ciclo do Agro, às 9h15.