O CicloRia na Escola!

sexta, 25 de março 2011

O projecto Cicloria iniciou na segunda-feira, dia 21 de Março, as actividades CicloRia na Escola, inseridas num programa alargado de acções de dinamização pedagógica para o reforço da utilização da bicicleta.

A Escola Básica Integrada de Pardilhó recebeu a primeira sessão experimental em contexto de sala de aula, dirigida aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). As fotos da sessão estão disponíveis no Menu Multimedia/Fotografias deste site.


Link directo: http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=92


PRÓXIMA ACÇÃO NO DIA 8 DE ABRIL EM AVANCA

No dia 8 de Abril terá lugar na Escola Básica do Mato, Agrupamento de Avanca, o evento Oficina na Escola, dirigido também aos alunos do 1º CEB. Participam nestas acções alunos dos três municípios do CicloRia (Estarreja, Murtosa e Ovar). Os ateliers decorrerão entre as 14h30 e as 18 horas.

Os próximos eventos destinam-se aos alunos do 2º e 3º CEB, Ensino Secundário e docentes, e terão lugar nos municípios de Murtosa e Ovar.


O CicloRia na Escola está organizado em três blocos de actividades: lúdico-pedagógicas, com as Oficinas na Escola; formação continuada em contexto de sala de aula, com o Caderno Pedagógico para a Mobilidade Ciclável; e por fim, uma actividade de participação livre com o Concurso Nacional “Pedalar XXI”. 

Pretende-se reforçar e valorizar a cultura da utilização da bicicleta, associada às práticas pedagógicas em curso.

O trabalho com as escolas é um dos pilares de um trabalho mais abrangente do CicloRia e que se relaciona com a dinamização social de todo o Projecto. Pretende-se envolver no Projecto, para além da população escolar, a generalidade dos Agentes Locais.

 


CONCURSO NACIONAL PEDALAR XXI

Entretanto, estão abertas, até 10 de Abril, as inscrições para o Concurso “Pedalar XXI” destinadas às turmas de todas as Escolas dos 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário da rede pública e/ou privada de Portugal.

O Concurso Escolar "Pedalar XXI" tem como objectivo promover a utilização da Bicicleta como meio de deslocação suave em curtas distâncias, através do desenvolvimento de projectos escolares que apliquem os princípios relacionados com mobilidade sustentável, valorização do território, estilos de vida saudável e segurança rodoviária.

O concurso é dirigido a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e pretende estimular promover formas de mobilidade casa-escola mais sustentáveis, saudáveis e atractivas, assim como o gosto pela experimentação, conhecimento do território e novos hábitos de cidadania.

 

» O Projecto “CicloRia – Mobilidade Ciclável na Ria de Aveiro” resultou de uma candidatura conjunta da Universidade de Aveiro e dos Municípios de Estarreja, Murtosa e Ovar e pretende dinamizar uma rede (material e imaterial) de promoção e desenvolvimento da mobilidade ciclável.

Este projecto procura criar uma vontade espontânea de utilização da bicicleta bem como a consciencialização da manutenção dessa prática. Pretende-se que a bicicleta seja um meio de transporte preferencial, melhorando a mobilidade e tornando-a mais segura, menos poluente e mais económica.

 

Mais informações em www.cicloria.org.pt