1200 Crianças cativadas pela música clássica

terça, 29 de março 2011

1200 alunos do 1º Ciclo do Concelho viveram a experiência de assistir e participar activamente num concerto de música clássica, no Cine-Teatro de Estarreja, com o Projecto Música na Escola “O que há na barriga de uma Sinfonia!”, acção inserida no Programa Escola d’Arte, da Câmara Municipal.

Na edição de 2011 deste projecto de acção educativa, apresentado pelo professor Jorge Castro Ribeiro, a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço, abordou a obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, nomeadamente a conhecida obra Pequena Serenata Nocturna (Eine Kleine Nachtmusik).

As crianças foram encantadas pelos vários instrumentos que compõem a orquestra. Beatriz, 9 anos, da Escola de Santo Amaro, comentou no final que a sessão foi boa e que gostou de todos os momentos. Com apenas 6 anos, Rafael, da Escola de Pardilhó, que nunca antes tinha visto uma orquestra ao vivo, é da opinião que o concerto foi “muito fixe!”. Não conhecia Mozart mas gostou da melodia.

Também de Pardilhó, Leandro, 12 anos, exclamava “achei muito lindo”. Por influência do pai, ouve música clássica e prefere Beethoven mas a experiência foi boa neste seu segundo concerto a que assistiu. E deixou um recado às crianças: “Deviam ouvir música clássica”.

Este projecto tem como objectivo a divulgação, sensibilização e formação do público infantil para a música, através da interacção com a orquestra. Maria Isméria, professora da Escola de Santo Amaro, afirmava que esta é uma “actividade muito interessante e enriquecedora para crianças e adultos. É uma oportunidade que eles têm de contactar com um tipo de música que normalmente não contactam”, sendo para muitos a primeira vez que tal acontece.

Neste programa é estabelecida uma analogia entre a Orquestra e o corpo humano, bem como entre a música e as funções vitais do organismo. Uma forma de captar a atenção das crianças e encontrando formas de aproximação à musica clássica sem “olharem para ela como uma coisa desinteressante e muito difícil de perceber”, explicou o apresentador da Orquestra da Filarmonia das Beiras, Jorge Castro Ribeiro. “A música clássica não é difícil de ouvir se for explicada. As crianças ouviram meia hora de música e estiveram atentas”, dizia.

“As crianças foram muito participativas, a sala é fantástica e oferece muito boas condições técnicas e da parte da Câmara, houve uma organização cuidada e devidamente preparada”, comentou no final.

As 3 sessões pedagógicas comentadas, com a participação das crianças acompanhadas pelos professores, marcadas pela interactividade entre músicos da orquestra, animador e crianças, tiveram lugar nos dias 23 e 24 de Março, no Cine-Teatro de Estarreja.