Estarreja empreendedora surpreende Embaixador do Chile

terça, 05 de abril 2011

O Embaixador do Chile, Fernando Ayala González, ficou muito satisfeito com o que viu em Estarreja. “Vi um Portugal diferente do que a imprensa escreve, um Portugal de gente que trabalha e de uma criatividade incrível, empresas medias que são muito produtivas e que tem produtos de valor acrescentado que exportam para o mundo”. Assim resumiu a visita de trabalho realizada ontem a Estarreja que considerou de grande utilidade.

“O mercado do Chile é uma boa possibilidade para as empresas portuguesas”, acrescentou lembrando que o intercâmbio comercial entre os dois países é ainda muito baixo. Para além da estabilidade política, a economia do Chile cresceu 5,2% no ano passado, prevendo-se para este ano um crescimento de 6%. Este país da América do sul é um “parceiro conveniente para Portugal e um grande mercado”, abrangendo 4 mil milhões de pessoas, fruto de acordos comerciais de livre comércio com 58 países.

A Câmara Municipal de Estarreja convidou o Embaixador do Chile em Portugal a visitar o município tendo como objectivos a mútua partilha de interesses entre o tecido empresarial local e regional e este país do continente sul-americano. Após a Recepção Oficial nos Paços do Concelho, presidida pelo Presidente do Município, José Eduardo de Matos, onde decorreu uma sessão de contacto com  associações empresariais, SEMA e AIDA, e empresários locais, Fernando Ayala, acompanhado pelo Cônsul no Porto, visitou várias empresas do concelho.

Para José Eduardo de Matos “o Chile é um país muito interessante, com muitas possibilidades de ser melhor utilizado como ponte económica”, e com esta acção a Câmara Municipal pretende “dar condições aos nossos empresários para poderem fomentar o seu negócio e podermos todos contribuir para uma Estarreja mais desenvolvida e com um tecido empresarial mais forte”.

DE ESTARREJA PARA TODO O MUNDO

A Tensai, empresa familiar portuguesa dedicada ao fabrico de frigoríficos e outros equipamentos de frio, exporta 90% do que produz em Estarreja. Implementada em vários pontos do globo desde o Médio Oriente a África, até ao Caribe, à Tensai falta chegar ao sul do continente americano.

João Martins, director industrial, não esconde o interesse neste “mercado de potencial enorme”, havendo a hipótese da empresa localizada no Eco-Parque Empresarial avançar por isso este é um contacto que pode vir a ser útil. Na visita do Embaixador, mostrou-se “o aqui que se faz de melhor, que tipo de empresas somos e o tipo de produtos que temos”, afirmou o responsável.

ENERGIAS SUSTENTÁVEIS EM FOCO

Para a OpenPlus “esta visita veio reforçar laços e espero que os resultados se vejam brevemente”, afirmou Elísio Azevedo, administrador da empresa de painéis solares térmicos. Sendo a exportação o principal objectivo, a OpenPlus já encetou ligações ao Chile, um país cuja extensão torna complexa “uma acção de vendas e desenvolvimento de distribuição”. De qualquer forma a empresa já implementou uma “área de distribuição no norte do Chile que funciona para um programa governamental”, adiantou Elísio Azevedo.

Instalada desde 2009 no Eco-Parque, a OpenPlus já está a ampliar “para o dobro da área”, com o objectivo de “montar mais uma linha de produção de painéis fotovoltaicos”, num investimento de 2,4 milhões de euros e que vai duplicar o número de postos de trabalho, para um total de 70.

UMA DAS MAIORES PRODUTORAS EUROPEIAS DE ANTENAS PARABÓLICAS

De Estarreja saem antenas parabólicas para todo o mundo, inclusive para o Chile. Mais de 90% da produção da Sinuta é comercializada para 60 países. Com larga experiência nos mercados nacional e internacional, esta empresa de Estarreja está entre as 3 maiores da Europa e as 6 melhores do mundo! Produz por dia 8 mil antenas parabólicas e perspectiva um crescimento de 10% para este ano.

Catarina Maça, directora de operações, espera que esta visita reforce as ligações com o país sul-americano. “Estamos com uma perspectiva muito grande em relação ao Chile”, afirmou. Com 19 milhões € de volume de negócios e 100 trabalhadores, referiu a “dificuldade em arranjar pessoas para trabalhar”.

A abrir o périplo de visitas, o Embaixador do Chile ficou a conhecer pessoalmente a empresa Frutas Ernesto, que em Janeiro recebeu Dário Segóvia Rojo, o 20º mineiro a ser retirado da mina de S. José, em Copiapó, o ano passado, estreitando esses laços. Ao lado, visitou também as modelares futuras instalações de Carlos Santos, na área dos produtos capilares e com uma rede nacional de lojas.