Centro de Recursos concentra donativos

quarta, 06 de abril 2011

Funciona na antiga Escola Primária do Agro e centraliza a gestão de donativos com o objectivo de serem canalizados para as famílias carenciadas, por via das instituições. O Centro de Recursos Sociais de Estarreja foi inaugurado pela Rede Social de Estarreja, com a presença dos parceiros.

Cedido pela Câmara Municipal, o edifício ganha uma nova função social, constituindo mais uma resposta que, de forma integrada e em parceria, está agora ao serviço da comunidade.

A presidente do CLAS – Centro Local de Acção Social da Rede Social de Estarreja, Rosa Simão, também Vereadora dos Assuntos Sociais da Câmara Municipal, realçou o trabalho conjunto, sem que haja divisão de esforços. “Todos juntos fazemos a rede crescer”, sublinhou. A partir de agora, para que o centro tenha a dinâmica que se pretende, será necessária “a colaboração de todas as instituições e voluntários”.

No Centro de Recursos Sociais serão concentrados e organizados os bens doados pela comunidade para posterior distribuição. Os donativos serão destinados às famílias mais carenciadas e vulneráveis do concelho que devem ser sinalizadas pelo serviço social das IPSS’s das respectivas freguesias, assim como pela Segurança Social.

Na opinião de Joaquim Marques, da CERCIESTA, “o centro irá coordenar determinadas situações que andam dispersas e isso é que era importante. Que chame a si as instituições que estão a fazer este trabalho e que faça uma distribuição mais equitativa”.

Teresa Henriques, directora técnica da Associação Humanitária de Salreu, também aplaude a ideia de concentração dos donativos num único espaço e “agora tem que haver apoio de todas as instituições no sentido de angariarem materiais que possam vir a servir a população e que possa fazer face às necessidades das pessoas que precisam”.

Na sessão de inauguração, foi apresentado aos parceiros sociais o projecto de cidadania “Estarreja Compartilha”, através do qual poderão ser recrutados voluntários, denominados Membros de Partilha, para colaborem neste projecto de cariz solidário.

O novo Centro de Recursos Sociais estará aberto a todas as doações de vestuário, calçado, artigos de higiene, mobiliário e electrodomésticos.

 

Como ajudar

Pode entregar o seu donativo directamente no Centro de Recursos, informando antecipadamente por e-mail redesocial@cm-estarreja.pt, pelo telefone 234 840 600 (ext. 407/409) ou dirigindo-se a uma IPSS da sua freguesia que, como entidade parceira da rede, estabelecerá a devida articulação.

Torne-se Membro de Partilha e preste a sua colaboração como voluntário.
Consulte o link: http://www.cm-estarreja.pt/main/projectos.php?id=41

Site Rede Social http://redesocial.cm-estarreja.pt/

 

Vídeo http://videos.sapo.pt/nwYs8FjACR8rzFnQbzmv