Sessão Esclarecimento Espectáculo Comunitário "Em Viagem"

segunda, 11 de abril 2011

Na próxima quinta-feira, 14 de Abril, pelas 18h30, realizar-se-á no Cine-Teatro uma sessão de esclarecimento para todos os potenciais participantes no Espectáculo Comunitário "Em Viagem", com a presença de representantes do Trigo Limpo Teatro Acert.

A participação é livre, mas agradece-se de preferência a inscrição prévia através do envio de mensagem para cineteatro@cm-estarreja.pt com nome e contacto telefónico.

"Em Viagem" é uma peça aberta à participação comunitária que deixa pegadas artísticas por todos os locais onde passa… Em Estarreja o espectáculo está previsto para Sábado, 28 de Maio, com as Oficinas a decorrerem nos três dias anteriores.

Um casal (que faz talvez lembrar os antigos Descobridores) parte em viagem e depara-se com um a encruzilhada. Devemos estar a chegar – disse o homem. E continuaram. Devemos estar enganados. Devemos ter vindo por um caminho errado – disse a mulher. Com certeza que nos enganámos no caminho. O que é que vamos fazer? Seguir em frente. E seguiram… Numa sucessão de enganos, chegam a diversos sítios, mas continuam a perder-se e não encontram o caminho de regresso.

Eis um espectáculo com base numa narrativa dramatúrgica que entrecruza o conto “A Viagem”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e a “História Trágico-Marítima”, de Bernardo G. de Brito. Dando continuidade à vertente comunitária subjacente à actuação do TRIGO LIMPO, este trabalho conta com a participação de pessoas e entidades em todos os locais de apresentação.

Com vista à preparação destes ‘actores’, a companhia ACERT promove a realização de oficinas nos três dias que antecedem o espectáculo. Outros criadores, associações e grupos amadores, entre outros artistas, poderão ser integrados neste projecto por indicação dos promotores locais. Desta forma, o Teatro abre-se à comunidade e transmite conhecimentos sobre o processo criativo em todos os sítios que visita.

Oficina de Movimento e Interpretação
Através da técnica de clown, aliada a noções básicas de movimento, são recriadas as cenas do espectáculo que envolvem a integração dos participantes na oficina. Horário proposto para a Oficina: das 10h às 13h e das 14.30h às 17.30h.

Oficina de construção cenográfica e de adereços
Usando uma técnica ancestral que envolve a cana, o vime, a fita de papel, o papel, a cola branca de madeira e a tinta de água, vamos aprender a criar formas espectaculares. Estes objectos, que vão desde máscaras até grandes objectos cénicos, serão posteriormente utilizados em palco. Horário proposto para a Oficina: das 18h00 às 20h00.

+INFO WWW.CINETEATROESTARREJA.COM | RESERVAS 234 811 300 / 925 651 668