Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia foi um sucesso

quinta, 21 de abril 2011

Centenas de pessoas aceitaram o convite  e participaram na comemoração do 2º aniversário do CIA.

Localizado no início do Percurso de Salreu do BioRia, o Centro de Interpretação Ambiental– CIA - é um ponto de acolhimento dos visitantes e de formação ambiental, visando a sensibilização do público para a importância do património natural.

A Câmara Municipal assinalou nos dias 16 e 17 do corrente o 2º aniversário deste espaço com um vasto programa, do qual constou uma demonstração de aves de rapina em voo livre e visitas guiadas abertas.

Cerca de três centenas de pessoas assistiram à demonstração de voo livre de aves de rapina e percorreram a rede de percursos pedestres ao longo do fim-de-semana, quer em visitas guiadas de bicicleta, a pé ou de veículo eléctrico, ou visitas livres motivadas pela prática de desporto ou simplesmente em passeio.

De referir que uma família fez visita guiada no veiculo eléctrico com 3 filhos, dos quais dois eram gémeos com 2 anos, que de outra forma não poderiam visitar os percursos.

Na comemoração do 2º aniversário do Centro de Interpretação Ambiental as aves de rapina estiveram em destaque.

Vários animais de diferentes espécies rasgaram os céus em alto e baixo voo,  exibindo técnicas de captura de presas que utilizam todos os dias no estado selvagem. As aves treinadas por falcoeiros em voo livre permitiram aos visitantes a obtenção de registos fotográficos de predadores como o Bufo-real, a Coruja- das - neves,o Falcão-peregrino ou a Águia-de-Harris.

A título de curiosidade refira-se que na demonstração de voo livre uma das aves de rapina não apareceu de imediato. Insolitamente um falcão peregrino acabou por se deslocar para Fermelã, tendo sido recolhido pelos treinadores duas hora depois da demonstração.

Tal aconteceu porque as aves, por terem um campo visual  tão amplo e atractivo, fazem análises ao território a longas distancias.

PRÓXIMAS ACÇÕES BIORIA
14 e 15 Maio Curso de Educação Ambiental