CTE: Inscrições abertas para participação as oficinas e espectáculo "Em Viagem"

terça, 03 de maio 2011

Estão abertas as inscrições para participação nas Oficinas e Espectáculo Comunitário Em Viagem, pelo Trigo Limpo Teatro Acert. Uma peça aberta à participação comunitária que deixa pegadas artísticas por todos os locais onde passa… Em Estarreja o espectáculo está previsto para Sábado, 28 de Maio, com as Oficinas a decorrerem nos três dias anteriores.

São oficinas de formação em construção (de vime), movimento e interpretação destinadas a voluntários para participar no espectáculo comunitário Em Viagem, do Trigo Limpo Teatro Acert.

Um casal (que faz talvez lembrar os antigos Descobridores) parte em viagem e depara-se com uma encruzilhada. Devemos estar a chegar – disse o homem. E continuaram. Devemos estar enganados. Devemos ter vindo por um caminho e rrado – disse a mulher. Com certeza que nos enganámos no caminho. O que é que vamos fazer? Seguir em frente. E seguiram… Numa sucessão de enganos, chegam a diversos sítios, mas continuam a perder-se e não encontram o caminho de regresso.

Eis um espectáculo com base numa narrativa dramatúrgica que entrecruza o conto “A Viagem”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e a “História Trágico-Marítima”, de Bernardo G. de Brito. Dando continuidade à vertente comunitária subjacente à actuação do TRIGO LIMPO, este trabalho conta com a participação de pessoas e entidades em todos os locais de apresentação.

Com vista à preparação destes ‘actores’, a companhia ACERT promove a realização de oficinas nos três dias que antecedem o espectáculo. Podem também integrar-se outros criadores/artistas locais, associações e grupos amadores, por exemplo, bandas de música, corais, grupos de teatro de amadores, etc. Desta forma, o Teatro abre-se à comunidade e transmite conhecimentos sobre o processo criativo em todos os sítios que visita.


Oficina de Movimento e Interpretação

Através da técnica de clown, aliada a noções básicas de movimento, são recriadas as cenas do espectáculo que envolvem a integração dos participantes na oficina. Horário proposto para a Oficina: das 10h às 13h e das 14.30h às 17.30h.

 

Oficina de construção cenográfica e de adereços

Usando uma técnica ancestral que envolve a cana, o vime, a fita de papel, o papel, a cola branca de madeira e a tinta de água, vamos apre nder a criar formas espectaculares. Estes objectos, que vão desde máscaras até grandes objectos cénicos, serão posteriormente utilizados em palco. Horário proposto para a Oficina: das 18h00 às 20h00.


Horário dos ensaios com todos os intervenientes – 21h às 23h;
Dia da apresentação – horário a combinar com todos os intervenientes no espectáculo.


Os interessados em participar podem inscrever-se pelos tel.234 811 300 / 925 651 668 ou email cineteatro@cm-estarreja.pt indicando os seguintes dados:

- nome completo
- morada, incluindo código postal e localidade
- contacto telefónico (telemóvel de preferência)
- data de nascimento
- disponibilidade de dias/horas para participar nas Oficinas (não é necessária disponibilidade total)


“…e fomos a té ter vista da ilha, mais por teima que por outra coisa e não achámos saída; e não achando saída fizemos um bordo de sudoeste para a contrabanda donde viemos, onde andámos quinze dias sem poder sair com muita chuva, vento e frio.”
In História Trágico-Marítima

Mais informações www.cineteatroestarreja.com