Casa da Cultura em obras

sexta, 06 de maio 2011

A Câmara Municipal de Estarreja deu início aos trabalhos de beneficiação da Casa Municipal da Cultura, situada no centro da cidade, prevendo-se o seu término para Setembro deste ano. Este edifício do séc. XVIII, antigo Solar da 3ª Viscondessa de Valdemouro, última proprietária da casa, é um importante elemento do património histórico e arquitectónico do concelho, situado na praça fronteira aos Paços do Concelho.

A modernização e revitalização da principal sala de exposições do concelho vai minimizar e controlar os efeitos da degradação progressiva, nomeadamente ao nível do telhado, das madeiras interiores e exteriores, pavimentos, pinturas e elementos em granito.

Conservando-se a fachada do edifício, serão introduzidas alterações ao seu uso implicando a reformulação de alguns espaços, transitando o Espaço Internet para a Biblioteca Municipal. A Casa da Cultura reforça a sua vocação para actividades de carácter cultural, social e de lazer, conciliando as actuais funções e acrescentando espaços de encontro para a juventude.

Sala de Exposições melhorada

Serão criados gabinetes de atendimento e orientação juvenil, sala de formação e espaços de ateliers de artes, dando também uma maior amplitude à galeria de exposições, além das melhorias em termos de acessibilidade e conforto.

O aproveitamento do logradouro exterior é uma das novidades deste projecto, dotando este espaço de uma esplanada com acesso wireless. A empreitada prevê a reformulação da instalação eléctrica, melhorias ao nível das condições térmicas e a criação de um acesso lateral para pessoas com mobilidade condicionada.

A intenção é manter a memória e estética do edifício e garantir a sua requalificação  para actividades culturais, reforçando a dinâmica do espaço no contexto do centro histórico da cidade de Estarreja.

Prazo de Execução: 150 dias

Investimento: 272.028,98 €