Ori-Estarreja: novas viaturas com o apoio da Câmara

segunda, 09 de maio 2011

O Clube de Orientação de Estarreja tem duas novas viaturas adquiridas com o apoio do Município. A colectividade avançou para a aquisição de um autocarro com capacidade para 56 lugares (11 000,00 €) e de uma carrinha de 9 lugares (6 900,00 €) para fazer face às necessidades de deslocação do clube. A autarquia atribui um subsídio total de 8 450,00 € (4 725,00 € no PADE 2010 e 3 725,00 € no PADE 2011).

De acordo com a colectividade, é fundamental para o clube ter um meio de transporte colectivo tendo em conta número de atletas e as actividades em que participa. Além do mais, o autocarro anterior já apresentava vários problemas mecânicos.

Actualmente, o clube tem um total de 120 atletas, dos quais 60 são desportistas regulares. Nestes dois últimos anos, tem sido relevante a colaboração com a Escola Padre Donaciano, onde o Ori-Estarreja realiza acções praticamente semanais de treinos, o que tem resultado na participação de vários alunos em provas nacionais.

Em termos organizativos, o Clube de Orientação de Estarreja destaca-se nos panoramas nacional e internacional, estando à frente da organização de eventos importantes como os Campeonatos Ibéricos de Orientação em BTT, que o Clube vai organizar já este mês, e o Portugal O Meeting, agendado para o inicio do próximo ano. Esta é a prova mais importante do calendário nacional e conta para o ranking mundial.

Câmara Municipal comparticipou 11 viaturas nos últimos 3 anos

Desde 2008, a Câmara Municipal concedeu um apoio total de 104 654,33 € para que as colectividades possam ter o seu transporte próprio. As comparticipações foram destinadas à aquisição de 11 viaturas, no âmbito do PADE e do PACE, programas de apoio ao desporto e à cultura, tendo sido contempladas as seguintes associações: Artística de Avanca, Atlética de Avanca, Saavedra Guedes, Arsenal de Canelas, Clube Desportivo de Estarreja, Ori-Estarreja, Fundação Benjamim Dias Costa, Cerciesta, Centro Paroquial de Avanca e Associação Cultural e Recreativa do Roxico.

Para a Câmara Municipal, é fundamental a autonomia das associações, uma vez que a autarquia não consegue dar resposta a todas as solicitações de transporte para deslocações (treinos, jogos, aulas, viagens) apresentadas pelas colectividades.

Criados pela autarquia, o PACE – Programa de Apoio aos Agentes Culturais e o PADE – Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo são orientadores da política de comparticipações às Colectividades, racionalizando os recursos do Município, e, de modo transparente, com auxílio de objectivos claramente definidos, tratar com rigor e imparcialidade as colectividades.

Os programas prevêem o apoio nas seguintes áreas: actividade corrente; aquisição de bens e serviços; transportes; formação; publicações; eventos; grandes iniciativas; infra-estruturas (aquisição de viaturas; recuperação ou beneficiação de imóveis, construção ou compra de imóveis); e divulgação institucional.

O valor máximo a conceder pela autarquia, de acordo com os regulamentos do PADE e PACE, é de 15 mil € por viatura.