Gala Final ESTalento’11 “Temos muitos talentos”

terça, 10 de maio 2011

Repletos de entusiasmo, os pequenos cantores apoderaram-se do palco do Cine-Teatro de Estarreja na Gala Final do Concurso ESTalento’11. Os 14 finalistas, representantes das escolas do concelho, mostraram que o talento não se mede aos palmos. Afinal, foram os escolhidos entre 171 inscritos em todo o concelho.

Rute Daniela Matos, da EB1 do Mato, Avanca, 10 anos, foi a grande vencedora desta edição, com uma interpretação excepcional do tema “Sobe, sobe, balão sobe”, com que Manuela Bravo representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 1979.

O auditório da principal casa de espectáculos da Estarreja esteve completamente lotado na noite de sábado para a aguardada final. Entre o público, familiares e amigos aplaudiam e incentivavam os alunos da disciplina de música das AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular.

Sara Pinto, vencedora do ESTalento’10, abriu o espectáculo com a música “Solta-se o beijo”, do grupo Ala dos Namorados. A ela se juntaram os 14 concorrentes para todos juntos cantarem em uníssono “eu nasci para a música”, da canção “Minha música”, de José Cid.

A Gala, apresentada por dois jovens estarrejenses, Carlos Vieira e Bárbara Oliveira, prosseguiu com a apresentação dos finalistas. E foi a concorrente mais nova, Ana Miguel Primo, do 2º ano da Escola das Laceiras, que com grande descontracção abriu o leque dos candidatos deste ano ao troféu ESTalento.

Os 14 finalistas foram acompanhados por um grupo de músicos de apoio à Gala, constituídos pelos professores de música e por músicos convidados. No espectáculo participaram ainda os grupos infantis e juvenis de dança da Associação de Ginástica e Cultura de Estarreja.

Realizado no âmbito das AEC, o objectivo do ESTalento é distinguir os alunos ao nível da sua aptidão musical, mais concretamente no domínio vocal e estimular o gosto pela música, pelas artes de palco e proporcionar a vivência de uma produção de espectáculo como intérpretes.

“Todos deram o melhor de si, participaram e colaboraram activamente com os professores, em jornadas de promoção musical, onde o convívio e os laços de amizade saíram reforçados entre todos. Parabéns a todos os 171 cantores que participaram. Todos são vencedores. Para o ano, com energia renovada, vamos continuar. E, de preferência, a sorrir e a cantar!”, afirmou o Vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, a quem coube a difícil tarefa de anunciar os vencedores.

A coordenadora da Disciplina da Música, Adelina Tavares, mostrou-se muito satisfeita com toda a organização. “O objectivo é mostrar que temos no nosso concelho gente com capacidade vocal e ficou provado que temos muitos talentos e as crianças vibram com isto e é uma oportunidade que elas têm também de vivenciar a experiência do grande espectáculo, do grande público e de tudo o que isso envolve. A alegria que eles espelharam para o público foi notória e evidente”.

A organização do concurso é da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja e do Projecto PETIz – Universidade de Aveiro, entidade dinamizadora das AEC, em parceria com os Agrupamentos de Escola de Avanca, Estarreja e Pardilhó.

Classificações e interpretações dos finalistas

1ª CLASSIFICADA

Pais e Encarregados de Educação
Agrupamentos de Escolas de Avanca, Estarreja e Pardilhó