Concurso “Uma Quadrazinha Pró Santo António”

terça, 17 de maio 2011

“Uma quadrazinha pró Santo António” é uma iniciativa lançada pela Biblioteca Municipal, com a colaboração das Edições Meiosdarte, editora do livro “Fernando Santo António e os Passarinhos”, da Colecção Lendas de Portugal Ilustradas, e enquadrada nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município 2011.

A sua fundamentação enraíza-se na dimensão que as festas antoninas ocupam no Património Imaterial dos Portugueses e, em particular e com maior propriedade, no Concelho de Estarreja.

Deste património cultural fazem parte as quadras de Santo António que dão corpo a este concurso. As Quadras terão obrigatoriamente de incluir as palavras “Estarreja”, “Estarrejense” ou “Estarrejenses” e duas palavras do referido livro.

A iniciativa será implementada nas Escolas Básicas do 1º, 2º e 3º ciclos durante todo o mês de Maio, que por sua vez apresentarão à Biblioteca Municipal, até ao dia 30 de Maio, uma quadra por nível de ensino para concurso a nível concelhio.

O resultado do concurso concelhio será divulgado no dia 9 de Junho com a entrega de Prémios, pelas 14h30, no jardim da Biblioteca Municipal de Estarreja.

Partindo da expressão “Um tostãozinho pró Santo António”, o concurso “Uma quadrazinha pró Santo António” tem, entre outros, os objectivos:

1 – Incentivar uma maior participação, vivência e apropriação das Festas do Concelho como meio de aprofundar o sentimento de identidade e pertença à comunidade;

2 – Promover a pesquisa sobre a vida e obra de Santo António, nomeadamente através do livro infanto-juvenil “Fernando, Santo António e os Passarinhos”;

3 – Sensibilizar os participantes para o lugar que as festas antoninas ocupam no património cultural português, do qual fazem parte as Quadras de Santo António;

5 – Valorizar as tradições e costumes locais:

6 – Estimular a capacidade de expressão poética;

7 – Fomentar a criatividade, hábitos de leitura e escrita.

» Para mais informações contacte a Biblioteca Municipal de Estarreja
Site http://estarreja.libware.net/portalweb/