Tratado de Lisboa em Movimento

sexta, 20 de maio 2011

A iniciativa "Road Show Tratado de Lisboa em Movimento" vai estar em Estarreja, nos dias 22 e 23 de Maio (domingo e 2ª feira), na Praça Francisco Barbosa. A exposição estará aberta ao público entre as 10h e as 18h. Através desta acção de proximidade, pretende-se promover e sensibilizar os cidadãos portugueses para a temática da União Europeia e, em particular, para o Tratado de Lisboa.

Dois anos após a assinatura do Tratado de Lisboa no Mosteiro dos Jerónimos, entra em vigor um dos mais significativos documentos que tem por objectivo a reforma dos Tratados União Europeia – U.E., que já se tinha iniciado em 1986.

Primeiramente conhecido por Tratado Reformador, este documento vem concentrar numa só entidade, a União Europeia, instituída em Maastricht em 1992 e a Comunidade Europeia, criada em Roma em 1957, dando consenso ao modelo de integração para o futuro.

A iniciativa "Road Show Tratado de Lisboa em Movimento" pretende chegar ao maior número de pessoas e dar-lhes a conhecer os antecedentes e as mudanças introduzidas pelo novo Tratado, assim como facultar-lhes informação e documentação sobre o funcionamento das Instituições da U.E., dos objectivos e desafios que a mesma enfrenta diariamente em prol de uma democracia mais participativa.

Este projecto é apresentado numa estrutura móvel que permite em permanência a recepção de 30 a 50 pessoas. Esta estrutura está preparada para receber crianças, jovens, idosos, indivíduos com mobilidade reduzida ou necessidades especiais.