Semana do Ambiente: Por uma cidadania responsável!

Visite a exposição EcoEstarreja na Biblioteca

terça, 24 de maio 2011

Uma questão de atitude. O comportamento cívico de cada um de nós é indispensável para que tenhamos um município melhor. A Semana do Ambiente, que vai já na sua 10ª edição, lança o alerta para que o cidadão contribua para uma cidade mais sustentável. Está ao alcance de todos nós!

A exposição patente ao público na Biblioteca Municipal, este ano sobre o projecto de regeneração urbana EcoEstarreja, explica como a conjugação de esforços é importante neste processo, dando dicas para sermos mais sustentáveis.

Na abertura da mostra, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, defendeu que as “acções têm que se articular”. Este é um projecto comparticipado pelos fundos europeus com “uma perspectiva muito forte da relação da urbe com os meios naturais, com o ambiente e com um conjunto de comportamentos que sejam sustentáveis”.

Mas “não bastará o esforço público”, os munícipes também devem agir, por uma mudança de comportamentos. “A atitude pode fazer a diferença, a nossa forma de ser e estar pode ser alterada e adaptada”, alerta o autarca. “Essa mudança tem que nascer dentro de nós e portanto trabalharmos uma nova noção de cidade, que seja o emblema daquilo que é a atitude dos cidadãos, é congregar vontades e unir projectos neste objectivo comum”.

SEMENTES PARA INFLUENCIAR O FUTURO

Ao longo destes anos, as escolas têm sido o público, não exclusivo, mas preferencial da Semana do Ambiente. No jardim da Biblioteca, as crianças participam em ateliês, realizados com a colaboração da Cerciesta, e em sementeiras de aromáticas. Apesar de destinadas aos mais novos, “esta mensagem é uma semente que damos aos mais pequenos para poderem regar em casa”, disse José Eduardo de Matos. Com uma consciência ambiental maior, as gerações sucessivas de jovens que têm passado pela Semana do Ambiente vão influenciar o futuro.

É, sem dúvida, o caso de David Miguel, 10 anos, que frequenta o 4º ano na EB1 da Bandeira, em Avanca. Depois de visitar a exposição, ter participado nas actividades propostas e ter conversado com os técnicos da autarquia e com o Presidente da Câmara, David tinha a consciência do que tem ser feito. “Devemos reutilizar e aproveitar tudo o quanto possível para não desgastarmos o ambiente porque a terra está a ser destruída pelo homem. Por isso temos que poupar a natureza, ela é tão importante para nós!”. David quer “uma cidade mais sustentável que gaste menos energia e recursos naturais”.

Destacando o papel “muito importante” das actividades que a câmara dinamiza para as escolas, Lurdes Madail, do Jardim-de-infância do Mato, considera que se trata de um caso “único” e explica os motivos. “Já tenho trabalhado noutros concelhos e isso não é tão notório. Vê-se a acção que realmente chega às crianças e sente-se no meio. É isso que é importante, fazer sentir a acção da Câmara em toda a população”.

Lurdes Madail lembra que as “crianças são receptivas a todo o tipo de actividades e temos a obrigação de lhes mostrar as possibilidades, esta é mais uma prova disso”.

A exposição EcoEstarreja estará patente até sábado, dia 28, na Biblioteca. Venha. Seja actor na mudança!

» Galeria de Fotos da Semana do Ambiente

» Site EcoEstarreja