Antigos combatentes de La Riche visitam Estarreja

quarta, 25 de maio 2011

50 membros da Associação de Antigos Combatentes da Guerra da Argélia, oriundos da cidade geminada de La Riche, estiveram esta manhã de visita a Estarreja, numa Geminação que completou 20 anos.

Após recepção nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal, com uma sessão de boas vindas,  foi prestada simbolicamente uma homenagem a todos os ex-combatentes, portugueses e franceses, depositando no monumento aos Heróis da I Grande Guerra uma coroa de flores.

José Eduardo de Matos, acompanhado do Presidente da Associação de Antigos Combatentes de La Riche, saudou mais este acto de geminação e de conhecimento entre as duas cidades, realçando a memória comum nas Guerras de África que franceses e portugueses travaram na segunda metade do século passado.

De seguida, a comitiva gaulesa visitou a biblioteca e mercado municipais.

Ainda recentemente, e no âmbito da geminação existente, um grupo de jovens músicos franceses esteve em Estarreja, actuando no Cine-Teatro onde a música foi o mote do encontro.

Recorde-se que a Geminação é uma afirmação de cidadania, um instrumento de desenvolvimento cujo principal objectivo é o conhecimento mútuo e a realização de actividades que materializam esta vontade e que perspectivam contactos Oficiais com novos parceiros, promovendo o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos.

Desenvolver actividades entre as populações, pensar em novas formas de cooperação, promover a aprendizagem de novas línguas, contribuir para o desenvolvimento da cidadania e democracia, são metas a atingir com estes laços de amizade que no caso de Estarreja atingiram já a maioridade.