Câmara assinou protocolo de formação com a Confederação de Colectividades

Estarreja, Capital Nacional do Associativismo 2011

terça, 31 de maio 2011

2 dias dedicados às colectividades em Estarreja, a Capital do Associativismo 2011, um Município onde existe mais de uma centena de associações. O evento terminou no domingo à tarde no Cine-Teatro, com a Sessão Solene do Dia Nacional das Colectividades e do 87º Aniversário da Confederação Portuguesa de Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.

A existência de 100 associações activas é um “sinal de que, de facto, a nossa população mantém ainda uma relação muito forte com as colectividades”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, que marcou presença na sessão, também em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Estarreja foi considerada um marco na criação de redes de associativismo e à Câmara Municipal de Estarreja foi atribuída a distinção “Associativismo na Informação Autárquica 2010”.

Para o autarca, o “segredo está nas pessoas e nas suas capacidades”. Em Estarreja, “as colectividades recomendam-se”, sublinhou, o que está bem visível no número de associações existentes e também nas actividades que realizam. E com o contributo destes grupos, dos seus dirigentes e voluntários, “Estarreja fica uma terra mais humana e rica”.

Por outro lado, como representante da Associação Nacional de Municípios, José Eduardo de Matos referiu que “a parceria permanente entre os municípios e as colectividades não só é uma boa razão para termos o que temos em animação cultural, desportiva e recreativa, mas também olharmos para o futuro com mais esperança”.

Durante a sessão solene, as duas entidades assinaram o protocolo de formação “Formar e Qualificar para Melhor Agir”, com vista à promoção de acções de formação e seminários destinados a dirigentes, seccionistas, técnicos de colectividades e activistas do movimento popular do concelho.

“O papel social, a utilidade social do associativismo popular, é cada vez mais importante e por isso mesmo não podemos deixar de reflectir, decidir e agir”, afirmou o presidente da Confederação, Augusto Flor. Nas preocupações da confederação está “a falta de reconhecimento pelo poder político, não pelo poder local. Com as autarquias mantemos excelentes relações, já não podemos dizer o mesmo da parte do governo”, referiu o dirigente nacional acrescentando que, como parceiro social, a Confederação devia ser reconhecida como tal.

As associações pertencentes à comissão instaladora da Associação Concelhia das Associações e Colectividades do Concelho de Estarreja (ACACE), constituída em 30 de Abril, receberam a bandeira da Confederação. Ao palco do CTE subiram os representantes da Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Associação Cultural e Recreativa do Roxico, Associação Recreativa e Cultural – Grupo de Samba "Os Morenos", Núcleo Sportinguista do Concelho de Estarreja e da Sociedade Columbófila de Estarreja, além da Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas, a Associação Elo da Confederação.

Na opinião de Mário Lapa, presidente do Arsenal de Canelas, este é um “marco muito grande para as colectividades” e que faz jus ao velho ditado “a união faz a força”. É convicção do dirigente que a ACACE vai trazer esclarecimento e formação ao associativismo local, para que as associações consigam fazer mais e melhor.

Na sessão, a Confederação distinguiu ainda a SEMA – Associação Empresarial como “Parceiro do Ano 2010”.

Portal Mais Futuro

No Fórum Municípios e Associativismo – Comunicações de Proximidade num Mundo Globalizado, foi apresentado o portal Mais Futuro, que nasceu de um desafio lançado às colectividades pelo vice-presidente da Câmara de Estarreja, Abílio Silveira, que no fórum abordou a relação de parceria entre Municípios e as Colectividades. Focando os problemas comuns dos 308 municípios em comunicar com as suas colectividades, Abílio Silveira destacou as mais valias e oportunidades de uma boa comunicação neste mundo global.

Câmara, Confederação e a empresa tecnológica F3M “criaram a plataforma Mais Futuro que vai revolucionar por completo a forma de ver o associativismo e as relações de proximidade num mundo globalizado”, anunciou Augusto Flor.

O dia de ontem começou com a saudação ao 4º Passeio de Pasteleira, uma organização da Associação Amigos das Póvoas, largada de pombos pela Sociedade Columbófila de Estarreja e com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, na Praça Francisco Barbosa. No encerramento, actuou o Grupo Musical “A Par D´Ilhós Ensemble”.

Federação Distrital de Aveiro nasce em Estarreja

No sábado, Estarreja foi também o berço da Federação das Colectividades do Distrito de Aveiro. Após a deliberação dessa constituição, foram aprovados os Estatutos desta nova estrutura descentralizada e nomeada a Comissão Instaladora, composta por cinco colectividades dos seguintes concelhos: Estarreja (Associação Cultural e Recreativa dos Amigos de Póvoas e Associação Cultural e Recreativa - Os Morenos); Oliveira de Azeméis (a indicar); Águeda (Associação Recreativa e Cultural de Fermentões); e Murtosa (Associação Cultural Bunheirense).

Outro dos momentos marcantes desta Jornada das comemorações do Dia Nacional das Colectividades aconteceu na noite de sábado, na Banda Visconde de Salreu, com a Tertúlia Associativa “Eu sou o Fado”. Este evento, inserido na candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade – UNESCO, foi dinamizado pelo fadista Rodrigo que convidou os fadistas Teresa Tapadas, Júlia Oliveira e o estarrejense Pedro Rodrigues.

Imagens do evento: http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=97