40 Colectividades nas Festas de Sto António e 600 participantes nas Marchas

quinta, 02 de junho 2011

É um dos principais números das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. De ano para ano, as colectividades de todo o concelho reforçam o interesse em associar-se à festa popular que começa amanhã.

E este ano não foi excepção. Um total de 42 associações participam em vários momentos do evento, desde o Encontro de Bandas Filarmónicas, no dia 10, às animadas Marchas de Santo António, no dia 11, ao tradicional Mercado Antigo e ao Festival de Folclore, no dia 12.

As actividades de animação e as Tasquinhas de Gastronomia Regional, que invadem a Praça Francisco Barbosa, no centro da cidade, nos dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12, são outras ocasiões de participação para o movimento associativo.

A adesão das colectividades é um factor muito positivo na opinião do Vice-presidente da Câmara Municipal e Vereador dos Eventos, Abílio Silveira, que demonstra o “envolvimento das forças vivas locais” nesta festa que é de todos os estarrejenses.

Marchas com número recorde de figurantes

Outro dado relevante das Festas deste ano é “o número recorde de marchantes nas Marchas de Santo António”, afirma Abílio Silveira. No dia 11 de Junho, sábado à noite, “mais de 600 participantes”, de 7 grupos e das 3 bandas, vão desfilar no centro da cidade, num dos pontos altos das festas antoninas em Estarreja.

Este ano, o percurso das Marchas apresenta alterações. Os grupos vão formar na Avenida Visconde de Salreu, seguem para a Rua Dr. Souto Alves, e entram na rua pedonal em frente aos Paços do Concelho, apetrechada com bancadas, e onde terminará o desfile.

Os números financeiros são os únicos que conhecem uma redução, face às restrições orçamentais impostas para este ano. “Houve uma redução na ordem dos 15% face ao ano passado”, informa Abílio Silveira, responsável também pelo Pelouro das Finanças da autarquia. O orçamento das festas para este ano rondará os 50 mil euros.

Um dado é seguro, “não vão faltar motivos para que as pessoas venham e se envolvam com as festas”, garante Abílio Silveira, reforçando o convite para que os estarrejenses, e não só, venham ao centro da cidade, entre 3 a 13 de Junho.

Se aos eventos mais tradicionais das Festas, juntarmos os concertos, com destaque para Deolinda no próximo sábado, os torneios desportivos, as exposições e a dança, completo fica o Convite para vir a Estarreja celebrar os nossos valores do convívio e da alegria. A Praça Francisco Barbosa é o local central dos festejos populares e as entradas são livres.

COLECTIVIDADES PARTICIPANTES

Encontro de Bandas
. Banda Visconde de Salreu
. Club Pardilhoense