Escola Sul – Salreu avança: Mais de 3 milhões de investimento

segunda, 06 de junho 2011

A Câmara Municipal avança no terreno com a construção da Escola Básica Integrada com Jardim-de-Infância a Sul do Concelho – Salreu à empresa “MRG – Engenharia e Construção, S.A.”. A obra incide sobre os espaços lectivos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, vai custar 2 886 273,94 € e tem uma comparticipação de 70% do elegível pelo  FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O complexo escolar ficará localizado na zona central da freguesia de Salreu, contígua a sul da Escola das Laceiras, e tem uma previsão de 360 alunos.

A intervenção  define a criação de 12 salas para o 1º ciclo e de 3 salas para o pré-escolar, além de salas de apoio, de actividades, de educação plástica e de repouso, 3 gabinetes para docentes, um de atendimento e uma sala para a associação de pais. Cantina, área polivalente, biblioteca, polidesportivo exterior e estacionamento são outras valências do moderno equipamento, dimensionadas já para acolher futuramente os alunos dos 2º e 3º ciclos, objectivo final do novo Centro Escolar.

O complexo divide-se em quatro sectores: espaços sociais, espaços administrativos/direcção, espaços de ensino e de apoio e espaços de apoio geral.

A solução arquitectónica apresentada baseia-se numa estratégia de intervenção orientada segundo três aspectos fundamentais: construção de um edifício térreo sem barreiras arquitectónicas, aproveitamento da orientação solar e cumprimento dos programas funcionais e legislação em vigor para um complexo desta natureza.

Os arranjos exteriores estão estruturados de modo a criar áreas com diferentes ambientes. Destacam-se as praças exteriores de recreio, o parque infantil e o parque de jogos didácticos, o recinto desportivo polivalente com bancada de apoio e um percurso pedonal localizado a poente da edificação.

Estes diferentes espaços exteriores interligam-se, complementados com áreas pavimentadas e manchas verdes.

O Centro Escolar de Salreu constitui uma dos objectivos estruturantes da Carta Educativa do Município de Estarreja, aprovada pelo Governo, reconfigurando-se o mapa actual através da criação deste novo Agrupamento. Com a reestruturação prevista, o Município de Estarreja passará a ter quatro Agrupamentos escolares: Avanca, Pardilhó, Estarreja e Sul do Concelho.

Acessos em construção

O futuro acesso para a nova Escola Sul do Concelho começou a ser aberto com a demolição de construções, em frente à Casa do Visconde de Salreu.

Com uma área de implantação de cerca de 26.000 m2 foi necessário demolir uma habitação e adquirir um total de 16 terrenos, implicando um longo e complexo processo negocial, num investimento de 300 mil euros.

O acordo conseguido com todos os proprietários implica o reconhecimento da vontade positiva dos intervenientes para perceber o alcance da obra em causa e sua importância futura.

Um século depois da Escola das Laceiras, Salreu prepara-se para receber uma nova Escola.

Na imagem: O Vice-presidente, Abílio Silveira, assina o contrato de consignação da empreitada