Rio Antuã com espelho de água durante o Verão

terça, 07 de junho 2011

Foi recolocado no Rio Antuã o Açude que possibilita a manutenção permanente de um espelho de água na zona a poente do Parque Municipal do Antuã, na Cidade de Estarreja.

Localizado junto a um parque de plátanos e a jusante da zona reabilitada e renovada, a infra-estrutura reforça a ideia do espaço de lazer, criando-se um amplo espelho de água, numa acção de requalificação da paisagem, corrigindo o ciclo de seca do Antuã, de caudais mínimos no estio, contrastando com as anuais cheias de inverno/primavera.

A criação desse espelho de água no troço urbano do rio possibilita ainda a sua fruição com desportos fluviais, como por exemplo a canoagem.

O açude foi construído em 2008, no âmbito de uma empreitada de reabilitação de linhas de água na bacia do Vouga e do litoral no concelho de Estarreja. Nos termos autorizados pela ARH – Administração da Região Hidrográfica, a sua permanência foi validada até Setembro, dando mais frescura ao verão da cidade e um enquadramento visual mais agradável.