Mais de 162 mil espectadores na vida do CTE

sexta, 17 de junho 2011

Nas celebrações de 6 anos de actividade, o CTE contabiliza mais de dois mil eventos, ultrapassando os 162 mil espectadores que já passaram pela principal casa de espectáculos de Estarreja.

Os 2091 eventos contemplam 489 sessões de espectáculos no auditório principal e 87 espectáculos no Café-concerto, para além das sessões de cinema e de outras actividades como palestras, formações ou sessões para escolas, 1515 ao longo destes seis anos.

“São mais de 162 mil aplausos, que nos confortam, perante o investimento que o Município de Estarreja tem efectuado na cultura e em particular no Cine-Teatro, e nos dão alento para um melhor futuro, apesar das dificuldades existentes”, comenta o Vice-presidente e Vereador dos Eventos da Câmara Municipal, Abílio Silveira.

“Com a reabertura do Cine-Teatro de Estarreja em Junho de 2005, foi alterado significativamente o paradigma cultural local, regional e mesmo nacional. Hoje o CTE é um projecto devidamente consolidado, de que nos orgulhamos”. Num percurso de 6 anos, o CTE conseguiu mudar a paisagem cultural de Estarreja, tornando-se num importante ponto de passagem de artistas e grupos e num local de "peregrinação" dos amantes de cultura da região, com uma oferta intensa e diversificada de música, teatro, dança e cinema, para a comunidade e com a comunidade.

Para Abílio Silveira, “nada melhor para a comemoração da data, do que recordar os excelentes espectáculos que passaram pelo palco do CTE, com sentimento de missão cumprida, mas com noção de que existe sempre muito caminho ainda a percorrer”.

Afirmaram-se marcas próprias da programação como os Concertos Íntimos, o Só(R)Rir – Festival de Humor, o 100CENAS – Mostra de Artes Performativas ou o EstarreJazz – Festival de Jazz. Também se exploraram sinergias com agentes exteriores com extensões de diversos ciclos e festivais (OuTonalidades, Bandas em Concerto, etc.), ou a parceria intermunicipal que conduziu à realização do festim – festival intermunicipal de músicas do mundo.

Por todo o trabalho desenvolvido o Cine-Teatro de Estarreja é hoje um espaço cosmopolita, de relevância regional e nacional e, ao mesmo tempo, querido pela sua comunidade mais próxima.

No sábado, 18 de Junho, às 22h, o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) comemora seis anos da sua reabertura ocorrida em 2005, com um concerto festim de excelência, Le Trio Joubran, onde a intensidade da música do alaúde se torna numa experiência única. A Câmara Municipal convida os estarrejenses, e não só, a associarem-se a esta importante data para a cultura concelhia e da região.

Próximos espectáculos em agenda

Ainda no âmbito do festim, a 24 de Junho Estarreja é bafejada com os ventos do norte de Espanha com o carismático e brilhante gaiteiro galego Carlos Nuñez. E a finalizar a passagem do festim por Estarreja, os catalães La Troba Kung-Fú (Sáb.2Jul.) trazem ao CTE a sua bombástica fusão de rumba catalã com os ritmos da cumbia ou do reggae, num concerto com sentido único para a festa.

Também na área da música, Junho contém ainda a apresentação do concerto encenado de cabaret-rock dos aveirenses Rouge (Qua.22Jun.), e já em Julho o CTE oferece uma das últimas oportunidades para assistir ao vivo ao projecto Foge Foge Bandido (Sex.1Jul.), de Manel Cruz, uma vez que este notável músico já determinou o fim deste intento que deixará a sua marca na música portuguesa, tal como sucedeu com os anteriores Ornatos Violeta, Pluto e Supernada.

Website www.cineteatroestarreja.com

Reportagem Localvisão http://videos.sapo.pt/localvisao/playview/9