Férias de Verão: Cine-Teatro promove oficinas de teatro e dança para crianças desde os 3 anos

A Oficina de Teatro "Para crianças que ainda não conseguem chegar ao puxador da porta", para crianças dos 3 aos 5 anos, e a Oficina de Movimento, Dança e Desenho "Nas Linhas do Corpo", para crianças dos 6 aos 10, são as propostas do Cine-Teatro de Estarreja para as férias de Verão.

quarta, 22 de junho 2011

1. INICIAÇÃO TEATRAL PARA CRIANÇAS DOS 3 AOS 5 ANOS

OFICINA DE TEATRO “PARA CRIANÇAS QUE AINDA NÃO CONSEGUEM CHEGAR AO PUXADOR DA PORTA”

Datas: 27 Junho (segunda) a 1 Julho (sexta) 10H00 | 15H00

Direcção Artística e Pedagógica: Bibi Gomes
Coordenação e produção: Teatro Extremo
Supervisão artística e acompanhamento pedagógico das oficinas e dos monitores: Paula Só e Luzia Paramés

Projecto educativo na área da iniciação teatral, com os objectivos de explorar várias temáticas relacionadas com o teatro; promover a experimentação da expressão dramática e da representação simbólica e estimular os afectos, a autonomia e a criatividade. A actividade é organizada em 6 Oficinas: Oficina de Histórias, Oficina de Som e Música, Oficina de Maquilhagem, Oficina de Figurinos, Oficina de Cenários e Oficina de Iluminação.

A acção conta com 10 sessões nos dias e horas acima indicados. Para dar sustentabilidade ao trabalho a desenvolver com o grupo de crianças, estas devem participar em todas as sessões desta actividade. No final do projecto, se as crianças assim o determinarem, será realizada uma apresentação pública do trabalho desenvolvido

Serviço educativo | 10€ [inclui todas as sessões]
Actividade co-financiada pela UE/ FEDER, QREN, MAIS CENTRO, INALENTEJO, POR LISBOA, O NOVO NORTE


2. MOVIMENTO/DANÇA E DESENHO PARA CRIANÇAS DOS 6 AOS 10 ANOS

OFICINA DE MOVIMENTO/DANÇA & DESENHO “NAS LINHAS DO CORPO”

Datas: 4 Julho (segunda) a 8 Julho (sexta) 10H00 15H00

Autoria, direcção Artística e pedagógica: Yola Pinto
Coordenação e produção: Yola Pinto e CultIdeias
Orientação: Vera Lopes

Partindo de ideias e formas de fazer originários da área do Desenho e do Movimento Contemporâneo, vamos experimentar as semelhanças entre ambos, através da exploração de diversas formas de percepção, acção e composição dos materiais descobertos.

O corpo humano será o tema principal desta pesquisa, a partir de cujas linhas se pretende descobrir novas danças no papel, no espaço e nos figurinos. Um corpo completo, flexível, e em constante transformação que vai brincando com estas duas formas de expressão para contar as suas (muitas) histórias!

Este projecto educativo surge na consequência de vários anos de pesquisa a propósito das ligações entre o corpo, o seu movimento e as artes plásticas.

OBJETIVOS /METODOLOGIA
-Explorar várias temáticas como o peso, a velocidade, a densidade e a intenção do ponto de vista da pedagogia do movimento e do ponto de vista da expressão plástica.
- Transportar as recordações de movimentos no espaço para o papel.
O olhar torna-se sensação, a sensação torna-se gesto e o gesto deixa uma marca na superfície do papel ou outras.
- Criação de exercícios que trabalham o mesmo tema com disciplinas diferentes, criando estímulos uma para a outra, visando a INTERDISCIPLINARIDADE.
- Experimentação dos vários sentidos e a capacidade de estabelecer contacto emocional com o trabalho quer de desenho quer de movimento.

A acção conta com 10 sessões de duas horas cada, nas manhãs e tarde de uma semana completa. Para dar sustentabilidade ao trabalho a desenvolver com o grupo de crianças, estas devem participar em todas as sessões desta actividade. No final do mesmo, se assim entenderem, as crianças poderão experimentar apresentar o seu trabalho à comunidade.

Serviço educativo | 10€ [inclui todas as sessões]
Actividade co-financiada pela UE/ FEDER, QREN, MAIS CENTRO, INALENTEJO, POR LISBOA, O NOVO NORTE


Website www.cineteatroestarreja.com