Ciclismo: Prémio Abimota passa por Estarreja

sexta, 01 de julho 2011

A 32ª Edição do Grande Prémio ABIMOTA – Região de Aveiro irá para a estrada neste primeiro fim-de-semana de Julho e vai passar por Estarreja. Vão participar nesta edição 150 ciclistas de 14 equipas.

A prova passará por Estarreja amanhã, dia 2, na primeira etapa, entre Ovar e Sever do Vouga, com uma distância de 158 quilómetros, com passagem por Esmoriz, Torreira, Estarreja, Albergaria-a-Nova, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Sever do Vouga, Talhadas, Arrancada do Vouga, Albergaria-a-Velha, Pessegueiro do Vouga e novamente Sever do Vouga, onde está instalada a meta final.

Aquela que é a segunda prova mais antiga do ciclismo português, apenas superada pela Volta a Portugal, chega à freguesia de Veiros previsivelmente às 13h42, em direcção ao centro de Estarreja, entrando na EN109-5 (13h47), com destino à Rua Desembargador Correia Teles, no centro da cidade. Segue em direcção a Salreu, chegando a esta Vila às 13h51 e prosseguindo para Albergaria.

O Grande Prémio Abimota vai percorrer a Região de Aveiro, designadamente os 11 Municípios que integram a CIRA – Aveiro, Águeda, Albergaria a Velha, Anadia, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja, Murtosa, Ílhavo e Vagos – e ainda os Municípios de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Mealhada e Mortágua, em três etapas.

A Abimota conseguiu um parceiro de peso, a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, para o retomar do Grande Prémio que foi interrompido o ano passado, devido a problemas de ordem financeira, num acordo entre as 11 Câmaras Municipais para 3 anos, integrando o conceito global de novas formas de mobilidade e de incremento do uso da bicicleta.

REDE DE CICLOVIAS LIGA TODA A  RIA

É neste âmbito que o Município de Estarreja  também participa, aprofundando o conceito de Desenvolvimento Sustentável que tem marcado  a estratégia da autarquia. Integrando este acordo, realizar-se-á na cidade de Estarreja, após o verão, a apresentação da Rede de Ciclovias que envolverá todo o território lagunar, do Vouga ao Atlântico, abrangendo duas mãos cheias de municípios da Região de Aveiro.

Possibilitando o fortalecer da relação com a biodiversidade que caracteriza esta zona natural única, visa estreitar e potenciar a fruição destes territórios preservados por parte de residentes, mas apostando igualmente na atracção de turistas. Esta efectiva “nova ponte” mais ligará o Homem e a Natureza, numa dinâmica de Desporto ambiental e de Turismo saudável.

» Mais informações sobre o evento: