“Já somos todos actores”

terça, 05 de julho 2011

Durante a semana de 27 de Junho a 1 de Julho, o CTE recebeu uma Oficina de Teatro “Para Crianças Que Ainda Não Conseguem Chegar ao Puxador da Porta”. O nome diz tudo: esta oficina destinou-se aos mais pequeninos, dos 3 aos 5 anos, promovendo um primeiro contacto com a representação dramática.

“Já somos todos actores”, disse a Filipa, de 5 anos, aluna da Fundação Benjamin Dias Costa de Avanca, quando lhe perguntaram se um dia gostava de ser actriz. E é verdade. Nesta Oficina de Teatro, todos tiveram a oportunidade de experimentar o que é pisar um palco e interpretar uma história em frente a uma plateia. Os jardins-de-infância da Fundação Benjamim Dias Costa de Avanca e do Centro Paroquial de São Tomé de Canelas levaram os seus alunos ao CTE nessa semana de actividades.

Para Tânia, educadora da Fundação Benjamim Dias Costa, esta oficina mostra ser uma mais-valia para as cerca de 20 crianças da sua sala, já que durante o presente ano lectivo abordaram precisamente os contos e as histórias. “Fomos muito aos contos tradicionais para trabalharmos os valores e achamos que seria engraçado trabalhar também a expressão dramática”, explica Tânia, enquanto os seus alunos, com idades entre os 4 e os 6 anos, interpretavam a história do capuchinho vermelho através de fantoches.

“Este projecto tem como objectivo dar a oportunidade às crianças de terem um espaço que privilegia o afecto, a experimentação, a criatividade, a partilha de conhecimentos e o trabalho em colectivo”. É desta forma que a actriz Bibi Gomes, responsável pela direcção artística e pedagógica, descreve a oficina da qual é mentora, com coordenação e produção do Teatro Extremo.

Este primeiro contacto com as artes de palco, nomeadamente com teatro e a expressão dramática, que Bibi Gomes e o Teatro Extremo querem fazer chegar às crianças, concretiza-se numa oficina prática e experimental. As crianças começam por criar uma história em grupo e a partir daí trabalham outras vertentes do teatro tais como cenários, figurinos, sons, maquilhagem e iluminação.

Durante 5 dias e 10 sessões os alunos do pré-escolar ouviram, criaram e interpretaram histórias, acompanhados pelas monitoras Paula Só e Luzia Paramés. O entusiasmo das crianças era notório, com destaque para o Simão, também de 5 anos, da Fundação Benjamim Dias Costa, que gostou principalmente do Capuchinho Vermelho “por estarmos mesmo a contar uma história”.

A auto-confiança, a libertação da criatividade e a vontade de descobrir mais sobre as várias artes, são algumas das valências que a actriz Bibi Gomes e todos os envolvidos neste projecto querem desenvolver nas crianças que participaram nestas oficinas de iniciação teatral.