Feira do Agricultor e dos Produtos da Terra: próxima edição no domingo

sexta, 08 de julho 2011

A primeira edição revelou-se uma boa experiência e a partir de agora, a Feira do Agricultor e dos Produtos da Terra realiza-se aos 2º e 4º domingos de cada mês. A próxima Feira está marcada para o próximo domingo, dia 10 de Julho, a partir das 9h e até às 17h.

A oportunidade foi aproveitada por mais de 15 vendedores de vários produtos: hortícolas, frutas, ervas aromáticas, sementes, plantas, chás, doces e compotas. Marcaram ainda presença algumas bancas de artesanato, destacando-se as cangas, e a exposição de aves e galináceos.

No Horto da Cooperativa, na Rua Jornal de Estarreja, no centro da cidade, logo pela manhã, a abertura da 1ª edição da Feira contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal, João Alegria, e do Presidente da Cooperativa Agrícola de Estarreja, Aleixo Patinha, verificando-se a satisfação dos vendedores e visitantes pela iniciativa.

Ao final da manhã realizou-se a sessão de entrega de diplomas de “Aplicadores de produtos fitofarmacêuticos” e de “Maneio de bovinos leiteiros” aos agricultores que frequentaram os Cursos Profissionais de “Plantas aromáticas, medicinais, compotas e licores” e de “Operadores de Máquinas Agrícolas”, promovidos pela Cooperativa e com o apoio da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL) e da Entidade Formadora “Zona Verde”.

O Presidente da Cooperativa realçou o empenho nesta formação de onde saíram mais capacitados para melhor produzir e convidou-os a venderem os seus produtos nas próximas edições da Feira.

O Vereador João Alegria começou por dar os parabéns aos formandos e reafirmou o “seu exemplo num trabalho diário difícil, muitas vezes sem horários, mas que, nos dias de hoje, vai sendo reconhecido como uma das estratégias para o desenvolvimento sustentável da nossa terra e do nosso país”. A Feira do Agricultor e dos Produtos da Terra “é uma aposta ganha e que deve merecer o empenho de todos, vendedores e compradores”.

A iniciativa parte da Cooperativa Agrícola de Estarreja, em parceria com a Câmara Municipal, DESTAC, SEMA e Juntas de Freguesia, e pretende criar um espaço de escoamento e promoção dos produtos locais.

“Ajude-Nos a Ajudar… a Produzir… Produtos da Terra” é o lema desta iniciativa de venda directa de produtos agrícolas. Os produtores são convidados a associarem-se a esta feira, tendo para tal que se inscrever na Cooperativa.

A degustação e a troca de receitas tradicionais (mel, bolos caseiros, chás, licores, compotas e outros produtos da época), o convívio e animação são outros atractivos desta nova feira de Estarreja.

A iniciativa está inserida no projecto de Agro-Ajuda Sustentável em Estarreja, que pretende sensibilizar a população para o aproveitamento integrado dos recursos naturais e para as boas práticas agrícolas.

Além do mais, a Feira do Agricultor tem uma componente solidária: em cada edição, do total das vendas apuradas, os produtores contribuirão com 1% das suas vendas, em produto ou numerário, para uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) do Concelho, que beneficiarão rotativamente da iniciativa.