Escavações no castro de Salreu - admitem-se voluntários

sexta, 08 de julho 2011

Por iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja, o Castro de Salreu, um dos mais conhecidos sítios arqueológicos do concelho, vai ser objecto de pesquisas científicas a partir deste Verão. Para tal, a Autarquia está a desenvolver um projecto de colaboração com o Centro de Arqueologia de Arouca, uma associação de investigação e defesa do património que desde há mais de 25 anos realiza trabalhos arqueológicos por todo o Entre Douro e Vouga.

As escavações vão ter lugar entre 18 de Julho e 5 de Agosto e envolverão uma equipa de cerca de 15 pessoas, entre arqueólogos, estudantes e outros colaboradores. Pretende-se efectuar uma primeira avaliação do local no que respeita ao estado de conservação dos vestígios, estrutura do povoado e cronologia da sua ocupação.

Estão abertas vagas para voluntários, dando-se preferência a estudantes de Arqueologia (CME: dce@cm-estarreja.pt 968819543/234840600, ext. 411 e 424; CAA: 916395239 /919759344 c.arqueo.arouca@gmail.com).

O castro de Salreu é um povoado da Idade do Ferro, ocupado durante o 1º milénio a.C. e cujos vestígios se resumem por ora, para além dos elementos topográficos indiciadores de diferentes plataformas e de um fosso delimitador, a fragmentos de cerâmica superficiais. O seu estudo será feito no âmbito de um projecto de investigação dimensionado para a bacia do rio Antuã, envolvendo outros sítios arqueológicos.

Os trabalhos contam com a colaboração da Junta de Freguesia de Salreu e Fundação Solheiro Madureira.

Os dados para os voluntários são os seguintes:
- idade a partir dos 16 anos
- preferência a estudantes de Arqueologia
- seguro de acidentes pessoais
- formação em contexto de trabalho
- diploma de participação
- período mínimo de participação: duas semanas (10 dias)

Horários (trabalho de 2ª a 6ª)
- 9,00 às 12,00
- 14,00 às 18,00 (sujeitos a ajustes pontuais)

- será facultado transporte entre o centro de Estarreja e o castro de Salreu
- será fornecido almoço no refeitório municipal

A selecção dos voluntários será feita pelos arqueólogos responsáveis em conjunto com a CME.