Câmara proporciona Campos de Férias aos Jovens

quinta, 14 de julho 2011

Estão a decorrer os Campos de Férias de Verão 2011, promovidos pela Escola Municipal de Desporto. Se os campos destinados a crianças dos 6 aos 12 anos são já habituais, este ano há uma novidade, as férias para jovens dos 13 aos 15 anos. Os dois campos envolvem um total de 240 participantes, divididos por vários grupos ao longo de todo o mês.

É a primeira vez que o Município promove o Campo de Férias Jovens, preenchendo desta forma uma lacuna existente ao nível da oferta da ocupação de tempos livres para estas idades. 60 jovens decidiram experimentar esta proposta da autarquia. Maria Manuel, 15 anos, de Avanca, espera muita diversão, “aprender algo de novo e ter experiências”. Também de Avanca, André Guimarães, 15 anos, inscreveu-se para “passar melhor as férias, mais activas” e aproveita para “estar com os amigos”.

Canoagem, pólo aquático, natação e squash constituem as actividades de lazer previstas para estes Campos de Férias Jovens. Actividades que despertam a curiosidade destes jovens, mas o plano de actividades compreende, para além de recreação e lazer, uma grande componente cívica e pedagógica.

“No geral as actividades são interessantes e fazemos trabalho cívico. É importante, fica-se com o sentimento de ajudar a comunidade”, afirma Maria Manuel um dia depois de ter participado em acções de manutenção do Pavilhão Municipal. Reconhece que foi cansativo mas “é a nossa comunidade, temos que cuidar dela”, afirma referindo-se ao trabalho de limpeza e pintura de paredes que tinham sido vandalizadas com graffiti.

Entre as acções cívicas, os jovens são ainda envolvidos na reorganização de material promocional do Cine-Teatro de Estarreja ou na recolha de lixo nos Percursos do BioRia. No Complexo de Desporto e Lazer podem ajudar nas medições e análises efectuadas à água das piscinas.

Ao nível pedagógico, o programa incide sobre dinâmicas de grupo, sessões sobre empreendedorismo jovem, oficinas na Biblioteca ou acções de noções de primeiros socorros. “É sempre bom saber um bocado mais sobre primeiros socorros porque pode ser útil”, acrescentou André.

Os participantes podem ainda viver a experiência de serem arquivista por um dia, contactando com os bastidores do Arquivo Municipal e dos serviços camarários. Após a visita realizada à Câmara Municipal, as opiniões eram positivas. “Achei (a iniciativa) muito boa, fiquei a conhecer melhor a câmara, os seus órgãos internos e gostei muito”, afirmou André reconhecendo que não tinha ideia alguma de como se organizava e funcionava o Arquivo Municipal. “É um labirinto de papéis”, brincava no final. Já o que mais apreciou Maria Manuel foi “ver os documentos antigos, acho que é interessante”.

Nesta acção de carácter cívico e pedagógico, procurou-se realizar uma visita guiada e explicativa dos Serviços Internos da Câmara, sobretudo aqueles que não são tão visíveis externamente, mas que têm um papel importante no funcionamento da instituição e na vida da comunidade local.

Esta foi uma oportunidade para os jovens contactarem “de uma forma informal com os vereadores e ver esta complexa estrutura que é a câmara municipal que tem um papel muito importante na comunidade e no município e que muitas vezes não se dá o devido valor, nem se compreende quais são os meios e os recursos que existem”, referiu Norvinda Leite, responsável pelo Arquivo Municipal, onde os jovens puderam “experimentar, localizar e interpretar um documento, analisar e ver quais as regras de acesso à informação”.

180 Crianças participam nos campos de férias activas

Como já vem sendo habitual nos últimos anos, a EMDE promove os Campos de Férias de Verão, para crianças dos 6 aos 12 anos. São 180 as crianças que estão envolvidas nesta organização. A ocupação dos tempos livres, com actividades desportivas, de recreação e lazer, actividades culturais e passeios, é um dos objectivos.

As crianças podem experimentar diversas modalidades desportivas. A canoagem no Parque Municipal do Antuã, bem no centro da cidade, era um dos momentos mais esperados pelos participantes. O espelho de água do Rio Antuã tem as condições ideais para a prática da modalidade na vertente de lazer. E as crianças adoraram!