Beneficiação e drenagem de vias em Avanca e Salreu

quinta, 28 de julho 2011

Entre esta e a próxima semana várias intervenções de beneficiação e drenagem ocorrerão por todo o concelho.

Em Avanca, a Câmara Municipal de Estarreja pretende beneficiar a Travessa do Canto numa extensão de 255 metros, a Rua Alberto Reis numa extensão de 87 metros e a Rua Alto das Cabanas numa extensão de 312 metros.

A intervenção também ocorrerá na Rua do Cabeço do Picoto, em Salreu, numa extensão de 547 metros.

Estas beneficiações serão efectuadas ao nível da pavimentação, demolição e reconstrução de muros, drenagem de águas pluviais e sinalização.

Na Travessa do Canto prevê-se rectificar a plataforma do arruamento. Actualmente o arruamento encontra-se pavimentado com materiais granulares, pelo que será regularizada toda a área a beneficiar com uma camada de base em material de granulometria extensa (tout-venant).

Na faixa de rodagem propriamente dita será colocada rega de colagem, e posteriormente uma camada de desgaste em betão betuminoso após recalque. Nos locais onde não existem muro será colocado lancil de forma a delimitar os limites da faixa de rodagem, à cota do pavimento. Será ainda  beneficiada a passagem hidráulica que atravessa a via de Nascente para Poente, com a execução de uma boca, e efectuando a sua protecção para os utentes da via, com a colocação de uma barra em ferro do lado Nascente. A via será sinalizada com dois sinais verticais de paragem obrigatória, um em cada extremo da via, sendo ainda colocada uma baliza de protecção junto da barra a colocar junto ao aqueduto.

Na Rua Alberto dos Reis pretende-se alargar a rua de modo que esta apresente, no final da intervenção, uma largura total da faixa de rodagem de 5,00 m, até ao limite do prédio que contém uma construção habitada. Para tal, serão demolidos os muros que interfiram no traçado definido. Os muros serão posteriormente reconstruídos. Nos locais onde não existem muro será colocado lancil de forma a delimitar os limites da faixa de rodagem, à cota do pavimento. Nas zonas resultantes do alargamento, será aberta caixa e colocada uma camada de base em material de granulometria extensa (tout-venant). Actualmente o arruamento encontra-se em tout-venant pelo que, em toda a área a beneficiar (450 m2) será colocada rega de colagem e posteriormente uma camada de desgaste em betão betuminoso após recalque.A via será sinalizada com um sinal de paragem obrigatória na intersecção com a Rua António Silva Gomes e com um sinal de informação de via sem saída.

A Rua Alto das Cabanas, em Fontela, será beneficiada ao nível da pavimentação, pretendendo-se que a via apresente, no final da intervenção uma largura de 5,70 m de plataforma. Assim, proceder-se-á ao abate de arvoredo e de cepos que colidem com o traçado proposto. Dado o seu estado e conservação, as duas construções que se encontram desalinhadas não serão demolidas. Os limites da via serão delimitados através de lancil, o qual ficará à cota do pavimento. Actualmente o arruamento encontra-se em macadame deteriorado e terra batida pelo que, em toda a área a beneficiar será aberta caixa para implantação do pavimento, o qual será constituído por camada de base após recalque, seguida de rega de colagem com emulsão e posteriormente uma camada de desgaste em betão betuminoso com 0,06 m de espessura após recalque. Tratando-se de uma via sem saída será colocado um sinal de paragem obrigatória na intersecção com a Rua da Associação Atlética de Avanca.

A Rua do Cabeço do Picoto, em Salreu, será beneficiada ao nível da sua pavimentação, procedendo-se a um alargamento da via, demolindo-se para o efeito muros de vedação que colidem com o traçado a implementar. Considerar-se-ão dois troços da estrada, com diferentes trabalhos a executar: Um com início na Rua Maria de Lurdes Breu até inserção com a Rua da Fontinha – encontra-se pavimentado pelo que será agora reforçado com camada de desgaste em betão betuminoso após recalque precedida de rega de colagem com emulsão catiónica rápida do tipo ECR-1, nas larguras existentes. Outro troço junto às habitações – alargamento da via para Norte, para o que será demolida uma construção em ruína e muros de vedação. Será construído muro no novo alinhamento. O pavimento existente será retirado dado que se tem que ter atenção à cota de soleira das habitações. Nas áreas resultantes de alargamento será colocada camada de base após recalque. O remanescente deste troço será regularizado e posteriormente uma camada de desgaste em betão betuminoso com 0,06 m de espessura após recalque.

Será executado um passeio em frente a um prédio, de forma a manter a largura da faixa de rodagem, a via será sinalizada com dois sinais verticais de paragem obrigatória, um na intersecção com a Rua da Fontinha, cedendo a passagem para a Rua do Cabeço do Picoto e outro na intersecção com a Rua Maria de Lurdes Breu, conferindo prioridade a esta última.

A autarquia apela á compreensão dos utilizadores das vias para eventuais constrangimentos de circulação e promete ser rápida.