BioRia - Imprensa da especialidade e de prestígio não poupa elogios

sexta, 05 de agosto 2011

Desde o início da temporada de Verão, com a abertura diária do CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, a 21 de Maio, os percursos BioRia receberam a visita de mais de 3000 pessoas.

A  Câmara Municipal de Estarreja regozija-se com o crescimento do recorde de visitantes, registado na abertura da época e entende tal facto como um dado extremamente positivo que evidencia a evolução contínua deste projecto ambiental.

Ver agora o BioRia noticiado em revistas da especialidade e de prestígio enche-nos a todos de orgulho e confirma aquilo que todos os estarrejenses já sabem: O BioRia é uma discreta mas evidente afinidade com o concelho e toda a zona lagunar da região de Aveiro.

O Magazine Ornitológico dedica, na sua última edição, um artigo ao 2º Aniversário do Centro de Interpretação Ambiental do Bioria e num texto assinado por Ana Margarida Almeida e Ilustrado por Hugo Valentim não hesita em afirmar “ do sonho ao projecto…um projecto de sonho “.

Também a Revista da Caixa, edição da Caixa Geral de Depósitos, trás à primeira página o BioRia onde afirma que “ há um pequeno paraíso em Estarreja” dedicando ao assunto um extenso texto da autoria de Pedro Guilherme Gomes e ilustrado onde “biodiversidade” e “sustentabilidade” são culpa do BioRia “ um projecto apostado em preservar aquele que é considerado um dos principais paraísos para observação de aves e libelinhas” ou não fosse o BioRia de facto considerado um dos 30 melhores lugares do mundo para a observação de aves.

Na verdade a ampliação geográfica do BioRia a outras freguesias do concelho permitindo o usufruto de mais percursos, a abertura a um leque mais variado de áreas de interesse, como observação de aves, fotografia, desporto e lazer, astronomia ou educação ambiental, e as diversas formas de divulgação implementadas contribuem para os números alcançados.

A participação em feiras como a Nauticampo em Lisboa ou a Vida Natura no Porto, ou a presença do BioRia e do seu plano de actividades em diversos locais estratégicos (hoteis, escolas e outros organismos públicos) têm dado a conhecer o projecto da Câmara Municipal de Estarreja a um público cada vez mais heterogéneo.

Estarreja é por exemplo um dos mais dinâmicos municípios inseridos no programa nacional “Ciência Viva no Verão”, que propõe milhares de actividades espalhadas por todo o país, entre as quais, um conjunto de propostas associadas ao projecto BioRia.

No âmbito da Biologia, é mesmo Estarreja o município que oferece mais actividades. São sugeridas visitas guiadas a pé, de bicicleta e de veículo eléctrico aos diferentes percursos do BioRia, anilhagem científica de aves e uma visita nocturna ao Percurso de Salreu. A Astronomia no Verão é outra componente desse programa, com uma sessão em Estarreja, na zona do Baixo Vouga Lagunar, agendada para dia 18 de Agosto.

A acompanhar este crescimento de visitas no terreno, também se verifica um aumento no número de visitas ao sítio do BioRia na internet -  www.bioria.com – que registou uma subida de 36 %, analisando o primeiro semestre do ano. Em 2011, as visitas ultrapassam as 5200.

Nova estrutura amovível

Junto ao CIA, funciona agora uma estrutura amovível que, após ter sido utilizada na Feira Vida Natura, foi instalada ao lado do Centro Ambiental, no início do Percurso de Salreu, facilitando o contacto dos técnicos com os visitantes.

Este é um posto de informação onde é fornecida informação acerca da rede de percursos pedestres, disponibilizados guias de campo e diversos equipamentos de apoio à visitação e venda de produtos de merchandising.

ACTIVIDADES BIORIA EM AGENDA

Ciência Viva Biologia no Verão.

Visitas guiadas. Inscrições www.cienciaviva.pt/veraocv/2011
. PR1 Percurso de Salreu (veículo eléctrico) 17 Agosto, 14 Setembro [9h30]
. PR2 Rio Jardim (pé)  10 Agosto [9h30]
. PR3 Percurso do Bocage (bicicleta) 3, 31 Agosto 9h30
. PR4 Rio Antuã (bicicleta) 10 Agosto, 7 Setembro 9h30
. Visita Nocturna Percurso de Salreu Biologia/ Astronomia 18 Agosto 20h30

Todos os sábados e domingos (até Setembro)
Veículo eléctrico 9h30 e 17h
Passeios em kayak (mediante consulta de marés no CIA)
Visitas em grupo todo o ano mediante previa marcação (mínimo 10 visitantes)
Inscrições visitabioria@cm-estarreja.pt ou presencial no CIA

6 e 7 Agosto Maratona Fotográfica 24h BioRia
Inscrições visitabioria@cm-estarreja.pt

27 de Agosto III Passeio em Kayak pelas Ribeiras de Veiros

17 e 18 de Dezembro Curso de Iniciação ao Birdwatching booking@birds.pt
Aventure-se e venha descobrir alguns dos segredos que a Natureza tem para lhe revelar, em Estarreja!
+info: www.bioria.com [inscreva-se na nossa newsletter]

INFO ÚTIL

Localizado junto ao Cais do Esteiro de Salreu, o CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia está aberto diariamente de Junho a Setembro, disponibilizando informação e equipamento de apoio à visitação.
Horário  2ª a 6ª feira 15h-19h30| Fins-de-semana e feriados 9h-12h / 15h30-19h30
Objectivos:
. Criar um mecanismo orientador do visitante para as áreas geográficas circundantes onde se insere a Rede de Percursos pedestres do BioRia
. Disponibilizar equipamento de apoio à visitação: binóculos, bicicletas, guias de campo e mp4 trilingue para visita virtual
Contactos bioria@cm-estarreja.pt |Telefone: 234 840 600