Voluntariado Jovem para as Florestas encerra em Estarreja

terça, 16 de agosto 2011

O programa de voluntariado jovem de vigilância florestal “Juntos pela Floresta, todos contra o fogo no concelho de Estarreja” termina em Estarreja, com uma sessão agendada para terça-feira, dia 16 de Agosto, pelas 10 horas, na Biblioteca Municipal.

Na ocasião, promove-se a abertura de uma exposição de trabalhos dos jovens que trocaram a praia e o descanso das férias por quilómetros de percursos pela mancha florestal, montados numa bicicleta todo-o-terreno.

Durante 15 dias, 9 jovens asseguraram a vigia da área florestal do concelho. Este ano, a Câmara Municipal promoveu a acção através do programa municipal de cidadania “Estarreja Compartilha”, uma vez que o Instituto Português da Juventude diminuiu drasticamente o apoio a este projecto, cingindo-se a um voluntário.

Ao longo destes dias os jovens, para além da vigilância nas áreas pré-definidas, desenvolveram outras actividades tais como a recolha de lixo, sensibilização da população e colaboração na inventariação e monitorização de áreas ardidas, caminhos florestais e lixeiras.

Os objectivos da exposição são:
• Sensibilizar a população para a defesa da Floresta do Concelho
• Assinalar o Ano Europeu do Voluntariado e o Ano Internacional das Florestas
• Retratar as acções desenvolvidas pelos jovens durante o projecto