Programas ocupacionais: Câmara dá trabalho a 17 desempregados

terça, 06 de setembro 2011

Luis Monteiro, 33 anos, vem à procura de “experiências novas” e diz “estou aqui para trabalhar”. É com este espírito que inicia funções na Câmara Municipal ao abrigo do Contrato Emprego Inserção+, programa de apoio a beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI). Actualmente, no âmbito dos programas ocupacionais Contrato Emprego Inserção e Contrato Emprego Inserção+, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, estão integrados na Câmara 17 trabalhadores.

O jovem estarrejense Luis Monteiro, que frequenta a validação de competências ao nível do 12º ano no CNO com o objectivo “conseguir um novo emprego e ter mais possibilidades no futuro”, faz parte do grupo de 8 elementos que no início do mês principiaram funções na Câmara e que durante um ano vão viver uma nova etapa na sua vida profissional.

A Vereadora dos Recursos Humanos, Rosa Simão, acompanhada pelos responsáveis dos sectores da autarquia onde os trabalhadores foram integrados, deu as boas-vindas aos novos colaboradores, nos Paços do Concelho. A Câmara Municipal dá a estes cidadãos a possibilidade de melhorarem as suas competências socioprofissionais, através do desenvolvimento de actividades socialmente úteis.

Com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), “temos pessoas que nos ajudam no nosso dia-a-dia. Temos tido trabalhadores em várias tarefas, jardineiros, cantoneiros, administrativos, com vários tipos de habilitações, desde o 9ª ao 12º anos, alguns até com cursos superiores. É bom para eles e para nós”, considera Rosa Simão, afirmando que se trata de um programa gratificante.

Ao mesmo tempo que beneficiam do RSI, estas pessoas em situação de desemprego dão algo à sociedade e a eles mesmos. “Trabalham e trabalham dignamente. São tratados como qualquer outro funcionário da câmara, não há diferenciação nenhuma. Eles sentem-se úteis e preenchidos”, conta a responsável.

Os trabalhadores terão funções na categoria de assistentes operacionais, pelo período de actividade de 1 ano, nas áreas de Mercado Municipal, Limpeza Urbana, Jardinagem e BioRia.

Desempregada há um ano, Susana Lourenço, 28 anos, é pela primeira vez integrada no programa Inserção+. “Desde que consiga ter trabalho, por um ano, é uma mais valia”, afirma a jovem que espera “conseguir arranjar um trabalho melhor quando sair” da Câmara. Esta nova fase da sua vida amplia também as suas expectativas para o futuro.

No caso de Adolfo Monteiro, 28 anos, é a terceira vez que trabalha para a Câmara Municipal neste moldes e espera “sempre ter novas oportunidades e aprender continuadamente. É um trabalho que gosto”, afirma referindo-se às suas anteriores funções de cantoneiro. Este nova oportunidade “é importante, vamos tendo conhecimento e aprendendo, estamos sempre a aprender. É para isso que cá estou, com vontade de trabalhar”, afiança.

No âmbito do Contrato Emprego Inserção+, a Câmara Municipal passa assim a ter um total de 10 colaboradores, havendo dois que entraram em Agosto estando a exercer funções de assistentes operacionais.

No âmbito da candidatura do Município a outro programa ocupacional, denominado Contrato Emprego Inserção, destinado a desempregados beneficiários de subsídio de desemprego e de subsídio social de desemprego, neste momento, estão em funções na Câmara 7 elementos (3 com funções administrativas e 4 assistente operacionais).

Os Programas Ocupacionais “Contrato Emprego Inserção e Contrato Emprego Inserção+”, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, integram-se nas medidas activas de emprego que visam melhorar os níveis de empregabilidade e promover a reinserção no mercado de trabalho das pessoas que se encontram em situação de desemprego, articulando-se com os mecanismos de protecção social.