Programa desportivo “Estarreja em Movimento” mais inclusivo

quinta, 08 de setembro 2011

Estão abertas as inscrições para o programa “+50”, a nova denominação do “Estarreja em Movimento +55”, da Escola Municipal de Desporto de Estarreja (EMDE), agora alargado a maiores de 50 anos de idade. Os adultos nascidos antes de 1961 podem assim frequentar as aulas semanais da Escola Municipal de Desporto. As actividades do novo ano lectivo têm início a 15 de Setembro.

Criado em 2002 e com cerca de 150 participantes, o objectivo deste programa era colmatar a lacuna de actividades desportivas para maiores de 55 anos, integrando-os numa prática desportiva regular até aqui inexistente e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Hoje pode-se afirmar que o projecto tem cumprido essa missão, criando hábitos de actividade física regular, desenvolvendo acções contínuas de ginástica de manutenção, para além de outras actividades e encontros desportivos.

9 anos depois da criação deste programa, com várias melhorias que foram sendo introduzidas, a Câmara Municipal de Estarreja considera que estando instituída a prática de exercício físico nesta camada da população, visível nos níveis de frequência destas aulas, e sendo indispensável manter esta oferta junto dos seniores, face às dificuldades económicas actuais, deve existir alguma sustentabilidade do programa, para que se compense a maioria dos gastos tidos com a implementação do mesmo.

A autarquia vai manter as aulas de Ginástica de Manutenção duas vezes por semana, tendo decidido implementar uma comparticipação mensal de 5€ por parte dos utentes, para que se mantenha esta oferta desportiva, acompanhada por técnicos superiores de desporto e em instalações devidamente apetrechadas e localizadas nas sete freguesias do concelho.

“As dificuldades que se verificam actualmente em Portugal levaram a que fossem identificadas actividades e acções que vêm sendo assumidas pelos Municípios e que estão fora das suas competências legais. Apesar disso, reconhece a Câmara Municipal de Estarreja que é indispensável manter a prática de actividades físicas para seniores de forma organizada como vinha acontecendo, pois é essencial para manter o seu grau de autonomia e independência, mas também o corpo exercitado e uma mente sã”, explica o vice-presidente e vereador do Desporto, Abílio Silveira.

Daí que, acrescenta Abílio Silveira, “considerando uma perspectiva de melhoria contínua na gestão e implementação dos nossos programas, pretendendo manter o Desporto Sénior e em particular o “Programa +55”, determinante para o aumento da qualidade de vida e prevenção de problemas de saúde, vemo-nos obrigados a repensar a sua forma”.

Inicialmente com apenas 1 aula semanal, o programa foi crescendo e dado o feedback muito positivo dos seniores foram depois estabelecidas duas sessões semanais. Na última temporada, o programa +55 proporcionou duas aulas semanais gratuitas a 354 seniores de todas as freguesias e distribuídos por 11 turmas. Ainda no último ano lectivo foi criada mais uma turma, em Água Levada, Avanca, que funciona nas instalações da antiga escola primária.

No novo ano lectivo, as turmas terão um máximo de 30 alunos e um mínimo de 10 para funcionar. As duas sessões semanais de 60 minutos cada caracterizam-se por um trabalho generalizado, incluindo exercícios aeróbios (caminhar, dança, jogging), exercícios de força, de equilíbrio, jogos lúdicos e relaxamento final.

De forma a melhorar a implementação deste programa, contribuindo para a sua sustentabilidade, serão criadas campanhas de angariação de novos alunos, convidando-se os utentes a trazer um amigo, ganhando uma mensalidade, ou o cartão prenda “+50”, que os familiares podem oferecer aos seniores. Com a inscrição no programa e regularização da primeira mensalidade, o utente receberá um kit para o ano lectivo constituído por 2 t-shirt e um chapéu.

A actividade física devidamente orientada possibilita uma melhoria da autonomia e qualidade de vida, com reflexos na saúde. São inegáveis os benefícios da prática regular e sistemática do exercício nos diferentes domínios físico, fisiológico, psicológico e social.

Para além dos benefícios do ponto de vista da saúde, ao nível cardiovascular; força e resistência musculares; ganhos de flexibilidade, coordenação e equilíbrio; e diminuição dos factores de risco atribuíveis ao desuso e ao envelhecimento; este programa tem uma forte componente social ao ocupar as pessoas reformadas, aumentando a interacção social; diminuindo o isolamento; melhorando os níveis de independência e autonomia; e promovendo o bem-estar.

Mais informações Programa “+50”

. Meses de mensalidade: Outubro a Junho (10 meses)

. Possibilidade do pagamento ser efectuado mensalmente (5€), em duas vezes (22€ + 22€) ou em uma vez (40€)

. Meses efectivos de actividade: a partir do dia 15 de Setembro até Julho (inclusive), tendo em atenção que nas interrupções lectivas do Natal e da Páscoa não há aulas