Ciência Viva encerra com visita ao Percurso de Salreu

segunda, 12 de setembro 2011

A visita ao Percurso de Salreu do BioRia, no veículo eléctrico, na próxima quarta-feira, dia 14, às 9h30, encerra em Estarreja o programa nacional Ciência Viva no Verão. As inscrições já estão esgotadas.

Neste Verão, Estarreja foi um dos mais dinâmicos municípios inseridos no programa nacional, e no âmbito da Biologia, foi mesmo o Município que ofereceu mais actividades. O conjunto de uma dezena de propostas associadas ao projecto BioRia incluíram visitas de bicicleta, a pé e no veículo eléctrico aos percursos de Salreu, Rio Jardim, Bocage e Rio Antuã, para além de uma actividade nocturna com sessão de astronomia e visita ao Percurso de Salreu. Esta acção envolveu um total de 140 participantes.

O Percurso de Salreu atravessa áreas designadas por sapal e paul, bem como terrenos de cultivo, essencialmente arrozais, de enorme beleza. É de natureza circular, tendo o seu início e término junto ao antigo porto de Salreu, na boca do Esteiro com o mesmo nome. Com uma extensão aproximada de 8,5 km, todo este percurso é acompanhado por placas ilustradas com informações sobre os ecossistemas, as espécies animais e vegetais, os seus costumes, bem como a melhor forma de os observar.

Repare nos detalhes mais subtis, escute o distante canto do rouxinol, ouça o restolhar entre as ervas, observe o imponente voo da garça-vermelha e deslumbre-se com a paisagem.

Inscrições www.cienciaviva.pt/veraocv/2011

 

Actividades em agenda

Todos os sábados e domingos (Maio a Setembro)
Veículo eléctrico 9h30 e 17h
Passeios em kayak (mediante consulta de marés no CIA)
Visitas em grupo todo o ano mediante previa marcação (mínimo 10 visitantes)
Inscrições visitabioria@cm-estarreja.pt ou presencial no CIA – Centro de Interpretação Ambiental

Curso de Iniciação ao Birdwatching
17 e 18 de Dezembro booking@birds.pt 

 

Aventure-se e venha descobrir alguns dos segredos que a Natureza tem para lhe revelar, em Estarreja!

+info: www.bioria.com [inscreva-se na nossa newsletter]

 

INFO ÚTIL – CIA

Localizado junto ao Cais do Esteiro de Salreu, o CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia está aberto diariamente até Setembro, disponibilizando informação e equipamento de apoio à visitação.

Horário 2ª a 6ª feira 15h-19h30| Fins-de-semana e feriados 9h-12h / 15h30-19h30

Contactos bioria@cm-estarreja.pt |Telefone: 234 840 600