Semana da Química em Estarreja recebe milhares de alunos

segunda, 10 de outubro 2011

As empresas Air Liquide, AQP, Cires, CUF e Dow, em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, promovem uma semana dedicada à Química, de 11 a 14 de Outubro, destinada a todos os alunos, do 1º ciclo ao 12º ano, das escolas do Concelho de Estarreja.

O evento, realizado no Cine-Teatro de Estarreja, organizado no âmbito do Ano Internacional da Química (AIQ), é composto por um espetáculo, com duas sessões diárias, totalmente dedicado ao tema da Química, com o objetivo de sensibilizar os jovens para a descoberta desta ciência, provando que também se pode aprender fora da sala de aula e de forma divertida.

Com esta iniciativa, as empresas químicas e a Câmara Municipal de Estarreja associam-se à comemoração do AIQ, decretado pela Unesco e pela União Internacional da Química Pura e Aplicada, cujo objetivo é aumentar o conhecimento público da Química, incentivar nos jovens o interesse pela Química e envolvê-los na relação com esta ciência, sob o tema "Química – A Nossa Vida, O Nosso Futuro".

"Química por Tabela 2.0" é um espetáculo produzido e encenado pela Fábrica – Centro Ciência Viva, da Universidade de Aveiro, que demonstra, em palco, como é que a Química é parte de nós e do nosso quotidiano, garantindo a qualidade, conforto e segurança para as nossas vidas sem que tenhamos, muitas vezes, uma perceção nítida dessas vantagens.

Os atores da Fábrica – Centro Ciência Viva irão realizar transformações químicas curiosas e surpreendentes, mostrando como é que processos químicos, como oxidação-redução, precipitação, complexação e quimioluminiscência, acontecem por vezes próximo de nós e podem ter efeitos visuais fantásticos.

A Semana da Química é um exemplo do compromisso de responsabilidade social das empresas químicas do Pacopar (Painel Consultivo Comunitário do Programa de Atuação Responsável) e da Câmara Municipal, traduzido numa ação pedagógica e educacional na comunidade local. Ao contribuíram para a consciencialização pública da importância do estudo e desenvolvimento da Química, ciência que tem dado resposta aos grandes desafios da humanidade, as empresas do complexo assumem-se como promotoras de um desenvolvimento sustentável.

Sobre as Empresas

Air Liquide

Presente em mais 80 países, com 43 600 colaboradores, a Air Liquide é o líder mundial dos gases para a indústria, a saúde e o ambiente. As nossas atividades estão no centro dos desafios mais importantes enfrentados pelo planeta. Para superar estes desafios, a Air Liquide desenvolve tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis, para otimizar a utilização do ar e dos recursos naturais do planeta, permitir o progresso e preservar a vida. O Grupo inova ao serviço do progresso, de forma a atingir um crescimento dinâmico e um desempenho consistente.

Aliada Química de Portugal
A AQP foi constituída em 1991, numa joint-venture entre a CUF e a Kemira, tendo iniciado a sua laboração em 1993. A AQP dedica-se ao fabrico de coagulantes para tratamento de águas potáveis e residuais.

Cires
A CIRES, sediada em Estarreja há mais de 50 anos, integra-se hoje no Grupo Shin-Etsu, o maior produtor mundial de PVC. O PVC com um consumo mundial da ordem de 34 milhões de toneladas por ano, é um dos polímeros termoplásticos mais utilizados no mundo no fabrico de materiais e de produtos essenciais ao desenvolvimento humano, como tubagens de transporte de água, painéis e perfis de portadas e janelas, proteção de cabos elétricos, telas de impermeabilização e isolamento, fabrico de couro sintético, papéis de parede, embalagens rígidas para a indústria alimentar e farmacêutica, sacos flexíveis para a armazenagem de sangue e outros produtos hospitalares, bóias de pesca, brinquedos, alcatifa vinílica, etc.

CUF
A CUF produz e comercializa produtos de química orgânica e inorgânica (ácido clorídrico, ácido nítrico, ácido sulfanílico, anilina, ciclohexilamina, cloro, hidrogénio, hipoclorito de sódio, mononitrobenzeno, soda cáustica). Além das instalações industriais no Pólo Químico de Estarreja, possui ainda quatro outras unidades produtivas: a Renoeste, em Pombal, a Elnosa, em Pontevedra, a Nutriquim, no Barreiro e uma mina de sal-gema, em Loulé. Exporta cerca de 90% da sua produção e emprega 160 trabalhadores. A empresa tem vindo a investir na reconversão e modernização das suas instalações, a automatizar a maioria das operações e utiliza matérias-primas de elevada pureza.

Dow Portugal
A Dow Portugal é uma subsidiária da multinacional norte-americana The Dow Chemical Company, presente em Portugal desde 1979. A Dow Portugal produz PMDI – isocianato polimérico de base MDI, um produto usado na fabrico de poliuretano, e StyrofoamTM, a marca registada da Dow para as placas rígidas de poliestireno extrudido, usadas em isolamento térmico.

Sobre a Câmara Municipal de Estarreja
A Câmara Municipal de Estarreja afirma-se como um dos promotores do desenvolvimento concelhio e capacitador das dinâmicas socioculturais existentes no Município. A dinâmica colectiva é também marcada pelas parcerias existentes entre o Município e agentes locais e supra-locais, no estímulo do desenvolvimento sustentável, sendo uma das iniciativas mais relevantes e bem sucedidas, o PACOPAR. Estarreja caracteriza-se pela existência de esteiros e canais em todas as 7 freguesias, com mais de 20 km de frente ribeirinha, espelhados no logótipo do Município. Esta influência marinha constitui uma diversidade de biótopos com grande importância do ponto de vista ecológico e fez nascer um dos projectos mais emblemáticos do Município, o BioRia. www.cm-estarreja.pt

Para saber mais sobre o PACOPAR visite:
www.pacopar.org
Para saber mais sobre Actuação Responsável, visite:
www.responsiblecare.org
www.apequimica.pt/