Jornal dedicado aos seniores

terça, 11 de outubro 2011

A Câmara Municipal de Estarreja acaba de publicar o Jornal Sénior, uma iniciativa inserida no Festival Sénior que decorre durante este mês, e dedicado especialmente a esta faixa etária.

Com uma tiragem de 1500 exemplares, o jornal tem como objectivos disponibilizar informação municipal à população sénior do concelho, manter os seniores informados e esclarecidos e aproximar este público das acções que se realizam no município, ao mesmo tempo que estimula a sua participação nas actividades culturais, desportivas e recreativas do concelho e promove a sua participação social e comunitária.

São 20 páginas com informação sobre os programas municipais desenvolvidos em diferentes áreas, desde o desporto, às novas tecnologias, da cultura à acção social; artigos de opinião sobre qualidade de vida, a importância do exercício físico e saúde; testemunhos de vida de estarrejenses; e informação útil sobre segurança ou equipamentos concelhios.

“Assumimos que a importância e o crescimento dessa faixa da população, dita da Terceira Idade, Sénior ou +55, justificava uma atenção especial”, afirma o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, numa mensagem publicada na primeira página no jornal referindo-se à criação em 2002 da Escola Municipal de Desporto, que pela primeira vez implementou a ginástica de manutenção para os maiores de 55 anos.

“Alargámos as nossas funções e ultrapassámos competências, fomentando dinâmicas activas de vida com qualidade. Não esquecerei a alegria da descoberta por muitos Seniores do benefício do Desporto e do prazer do convívio”, lembra o autarca.

E acrescenta que “hoje, da Acção Social às Novas Tecnologias, da Cultura ao Desporto, estas novas políticas públicas municipais são um avanço e um pilar de desenvolvimento. Em Estarreja, os Seniores bem podem afirmar: Este também é o Nosso Tempo!”.

Programa do Festival Sénior