Complexo de Desporto e Lazer faz hoje um ano

Mais de mil utentes frequentam o equipamento

terça, 18 de outubro 2011

Um ano após a sua abertura, o Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja inicia a nova temporada com uma subida do número de utentes, comparativamente a Outubro de 2010. Hoje, o moderno equipamento regista 1060 utentes inscritos, mais 181 do que há um ano atrás.

As novas piscinas municipais abriram as portas a 18 de Outubro de 2010, representando uma mudança significativa ao nível das condições para a prática de exercício físico, bem com a ampliação da oferta desportiva, agora com mais modalidades. A adesão registada consolida este espaço como um forte impulsionador da prática regular de exercício físico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. E assim reforçando esta aposta da Câmara Municipal de Estarreja.

O vice-presidente do Município e vereador do Desporto, Abílio Silveira, comenta este primeiro ano de actividade. “Representou um salto significativo nas condições para a prática de exercício físico, ficando demonstrado que a decisão tomada pelo executivo na concretização deste investimento foi acertada. Praticar desporto é uma das bases principais para uma vida saudável e com qualidade. A qualidade comprovada do Complexo de Desporto e Lazer, todo o envolvimento e empenho que existe dos colaboradores, professores, torna-o num equipamento de referência. Também desta forma, Estarreja está na linha da frente, em termos de equipamentos desportivos, traduzido num crescendo número praticantes de actividade física no geral e de utilizadores do Complexo de Desporto. Existem mais do que motivos para festejar e… Parabéns!”

Entre os mil utentes, quase metade são crianças dos 3 aos 16 anos que frequentam a natação (448) e bebés, entre os 6 meses e os 3 de idade (47), que dão os primeiros passos nas actividades aquáticas. O complexo permitiu melhorar as condições para o acolhimento dos bebés, incluindo com um balneário específico.

De registar ainda a adesão da população à modalidade Hidrosénior, uma aula de ginástica de grupo orientada, com a realização de exercícios elementares de mobilização articular e muscular, de baixo impacto por se realizarem na água, destinada a adultos com mais de 55 anos e frequentada por 167 utentes.

Novos investimentos em curso

Um ano depois da abertura do Complexo, a Câmara Municipal prepara-se para lançar o concurso para a criação de campos de ténis, junto ao complexo do lado sul, possibilitando o crescimento das respostas e criando-se as condições necessárias para uma zona desportiva municipal. Para o próximo ano prevê-se a instalação de equipamentos de cardio, alargando a oferta desportiva municipal e em particular do complexo.

Requalificação urbana

A Rua Dr. Tavares da Silva, via que serve o Estádio do CDE, a Secundária e o Complexo, irá sofrer obras de requalificação, numa intervenção mais profunda e na totalidade da sua extensão, também ao abrigo das contrapartidas pela instalação do Pingo Doce negociadas pela Câmara Municipal. Todo este pólo tem o potencial de melhorar e dinamizar esta zona da Arrotinha, tendo começado por transformar aquilo que era uma área de pinhal algo degradada.

O complexo possui boas condições de acessibilidade e complementa outros espaços públicos de desporto, como o Estádio do CDE. Na envolvente destaca-se ainda a Escola Secundária, em obras de requalificação, além de estabelecimentos comerciais, por isso a expectativa é que haja uma evolução com qualidade urbana e com respostas para as pessoas. A intervenção veio requalificar esta parte da cidade, alargando o centro da cidade.

Oferta desportiva mais diversificada

Fora do plano de água, os utentes podem frequentar o Ginásio, onde são administradas Aulas de Fitness: Localizada, Step, Aeróbica, Treino em circuito, Body Power, GAP, PLT (Pilates e Taichi), Yoga e Fitball. A Ginástica Pré e Pós-parto é outra novidade à disposição dos utentes. O curso é ministrado por Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia, com o objectivo de ajudar os pais a apreciarem este momento único, atenuando os seus medos e ansiedades e tornando-os mais confiantes para a chegada do seu bebé.

Se não sabe nadar, venha à piscina!

O complexo convida os adultos que não tiveram a oportunidade de aprender a nadar a frequentarem o curso intensivo de natação. É constituído por um pacote de 10 aulas de 90 minutos com o objectivo da aprendizagem e/ou até aperfeiçoamento técnico dos estilos de nado. Até agora decorreram duas edições desta acção que envolveram 31 pessoas. Em fase de arranque está a 3ª edição, já com poucas vagas disponíveis. Uma acção pensada em especial para os adultos que não sabem nadar.

Acções dinamizam e convidam à participação

O complexo tem sido o palco de diversas iniciativas, que procuram divulgar o espaço e desafiar os munícipes, que ainda não frequentam este equipamento. O programa Estarreja Activa proporcionou Pólo Aquático, uma Mega Aula de Hidroginástica ou Hip Hop. A comemoração do Dia da Mãe ou os Campos de Férias são já acções que fazem parte do plano anual de actividades.

As competições de natação têm trazido ao complexo centenas de atletas e espectadores, que agora com toda a comodidade podem assistir aos eventos desportivos, na confortável bancada com capacidade para 300 lugares.

O I Torneio Interno de Escolas de Natação, o Torneio de Carnaval (prova oficial que contou com cerca de 300 atletas e 14 clubes), o Torneio de Natação Pura/Taça Associação de Natação de Aveiro (prova oficial que contou com cerca de 300 atletas e 14 clubes), o Torneio de Natação Cidade de Estarreja (prova oficial que contou com cerca de 250 atletas e 14 clubes, para além da exibição de natação sincronizada) ou o Festival de Encerramento das Escolas de Natação (com demonstração das diversas classes de natação e hidroginástica), são exemplos de eventos que tiveram lugar na Arrotinha.

O Squash tem sido outra das apostas do Complexo, uma vez que oferece dois campos para a prática desta modalidade. Por estes courts já passaram diversas competições, em colaboração com a Federação Nacional, tendo a última decorrido no dia 1 de Outubro, o Campeonato Nacional de Squash de Juniores Sub-15 e Sub-19.

A Oferta Desportiva do Município, incluindo do Complexo de Desporto, com referência a modalidades, programas, horários e valores, está disponível no website da autarquia no seguinte link: http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=oferta_desportiva


Complexo eco-eficiente

O Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja, orçado em 3,8 milhões €, foi comparticipado pelos fundos europeus (QREN 2007/2013) em 2,6 milhões €. Entre as novas valências, destacam-se a bancada com capacidade para 300 espectadores, o café/bar, o ginásio, o spa e os balneários para bebés.

Este é um equipamento onde são aplicados os princípios da eco-eficiência, com recurso a sistemas energéticos que representam uma poupança de 47% no consumo de energia (térmica e eléctrica); uma diminuição de 30% de emissões de CO2, ou seja 136 toneladas por ano; e de 50% no consumo de água, menos 27.411 m3 por ano.

 

Reportagem Localvisão http://videos.sapo.pt/9TUQS6LByzGopecP4oQE


» Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja

Horário:
Segundas e quartas 12h15 – 22h
Terças e quintas 9h15 – 22h00
Sextas 10h15 – 22h
Sábados 9h15 – 13h0 / 15h30 – 19h

Contactos:
Telf 925 653 668 | 234 871 234
Email complexodesportolazer@cm-estarreja.pt