Exposição “Resíduos em Movimento – Uma viagem virtual”

quarta, 19 de outubro 2011

A Praça Francisco Barbosa e o Parque Municipal do Antuã recebem a exposição itinerante Roadshow “Resíduos em Movimento – Uma viagem virtual”, que pode ser visitada até sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.

Com o objectivo de alargar a exposição ao maior número de pessoas, são utilizadas duas viaturas diferentes – uma viatura ligeira e um camião TIR, com 30 m³ e 85 m² de área de exposição respectivamente – onde os visitantes terão à sua disposição diversas actividades lúdicas e didácticas e também informação sobre o funcionamento do sistema de tratamento e valorização de RSU da sua área de residência, nomeadamente os diversos processos de tratamento, valorização e deposição de resíduos e alertando para a importância da reciclagem no contexto da promoção da utilização racional dos recursos naturais.

Da responsabilidade da ERSUC – Empresa de Recolha de Resíduos Sólidos do Centro, a mostra insere-se no plano de Educação Ambiental promovido pela Câmara Municipal de Estarreja. O projecto “Resíduos em Movimento – Uma Viagem Virtual” foi desenvolvido em colaboração com a YDreams e consiste numa exposição itinerante, baseada em tecnologia e software inovadores. A exposição integra dez instalações interactivas.

Além da exposição, o projecto integra também um sitio na Internet (www.residuosemmovimento.net), onde se inclui informação mais específica e textual sobre a temática dos resíduos, a EGF e as empresas gestoras dos sistemas de tratamento e valorização de RSU, o itinerário da exposição itinerante, acesso a fotografias tiradas durante as visitas à exposição, ranking de jogos e diversas novidades.

Público-alvo: Comunidade escolar e população em geral