Crianças oferecem alimentos ao Pai Natal

segunda, 12 de dezembro 2011

O Pai Natal anda muito atarefado em Estarreja. Este ano não só distribui lembranças às crianças de todos os jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do Concelho, como também recebe dos alunos uma oferta de produtos alimentares destinados a famílias carenciadas.

Promovida pela Câmara Municipal, com o apoio da Nestlé Portugal, a iniciativa “O Pai Natal vai à Escola” assinala a época festiva do Natal, abrangendo 22 estabelecimentos de educação onde são entregues lembranças às crianças.

Numa época em que os bens materiais são excessivamente valorizados, o Pai Natal trouxe ainda um embrulho especial repleto de outros valores. “O Pai Natal veio falar de presentes, como paz, amor, felicidade, carinho, muitas coisas”, explicou a Mariana, do 2º ano, da Escola de Santo Amaro. Esta aluna contava ainda que a escola ofereceu produtos alimentares que o Pai Natal vai depois distribuir por famílias necessitadas.

Esta é “uma maneira de perceberem que o Natal não é só receber prendas”, significa também “solidariedade para com os outros, os que precisam mais”, referia a coordenadora da Escola de Santo Amaro, Maria Isméria, que elogiou a iniciativa da Câmara Municipal.

Pretende-se desenvolver nas crianças o espírito de dar e receber, despertando-lhes a sensibilidade para as questões da solidariedade, apelando para o verdadeiro sentido do Natal e contribuindo para a sua formação humana e cívica.

Em formação cívica, mencionou a professora, “falámos sobre o que é o Natal, como se pode repartir as coisas que temos com os outros e eles ficaram de trazer brinquedos para depois podermos encaminhar para outras crianças que tenham necessidades” também no âmbito desta campanha.

Os produtos alimentares recolhidos nas escolas irão compor os cabazes de Natal que serão oferecidos a famílias carenciadas do Concelho de Estarreja, sendo a sua distribuição assegurada pela Câmara Municipal.

Veja a reportagem Localvisão: http://videos.sapo.pt/TTKn0wQZzTyLeH84DNCo