Homenagem às gentes de Estarreja no presépio da EB1 Senhora do Monte

segunda, 19 de dezembro 2011

Se o presépio natalício espelha a festa da família, o presépio em exposição na Escola EB1 Senhora do Monte traduz também o resultado de toda a envolvência das famílias da comunidade escolar. "Moinhos da Nossa Gente" é o nome do presépio exposto neste estabelecimento de ensino, que convidamos a visitar até ao dia de Reis.

Assinalando a época natalícia, o presépio "Moinhos da Nossa Gente" vem valorizar e homenagear os moinhos de Estarreja, património que outrora foi tão importante na vida das famílias da região. O presépio foi construído com materiais reutilizados, que foram sendo fornecidos pelos alunos e encarregados de educação.

O desafio insere-se num projeto mais amplo delineado no início do ano letivo, que implicasse o envolvimento de toda a comunidade educativa, a comunidade local e, concretamente, os encarregados de educação. O objetivo é, como explicam as professoras da EB1 Senhora do Monte, "promover um maior envolvimento de elementos da comunidade escolar no processo educativo desenvolvido no âmbito da escola e incentivar a cooperação com o meio empresarial e cultural envolvente."

"Da Terra para a Mesa" foi o tema geral a que a comunidade chegou no início do ano letivo, iniciando-se uma atividade de estudo do pão e das várias atividades a ele ligadas, como a moagem dos cereais, os moinhos e o fabrico deste bem essencial. No primeiro período, foram realizadas visitas de estudo a moinhos e a uma padaria, além de as próprias crianças terem colocado as mãos na massa e aprendido a confecionar pão. O projeto "Da Terra para a Mesa" envolve além dos alunos da EB1 Senhora do Monte, o Jardim de Infância de Vale do Castanheiro.

"Moinhos da Nossa Gente" é um dos resultados do plano delineado no início do ano letivo, refletindo, por um lado, a história das "gentes" de Estarreja, e, por outro, o envolvimento na sua realização das "gentes" da comunidade educativa.

Pode ser visitado até ao dia de Reis, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13h30 e das 15h30 às 17h30.



Reportagem Localvisão http://videos.sapo.pt/S06w9aEIjbvODScmKB8d