Acarinhar e valorizar os idosos nesta quadra natalícia

quinta, 22 de dezembro 2011

O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, acompanhado pela Vereadora da Ação Social, Rosa Simão, visitou as 9 instituições de 3ª Idade do concelho. Como já vem sendo tradição, o autarca oferece nesta quadra natalícia uma lembrança de Natal aos idosos, ao mesmo tempo que transmite uma palavra de força e esperança.

É o reencontro anual, iniciado em 2002 e tornado obrigatório ano após ano. Ontem ao final de mais uma jornada, José Eduardo de Matos estava “especialmente feliz e satisfeito por ter cumprido esta obrigação agradável. Todos os anos encontro motivos que me renovam a vontade de cá vir e julgo que sou correspondido porque sinto nas pessoas essa satisfação e alegria”.

Custódia Carrelha, diretora técnica do Lar Vida Nova de Pardilhó, sublinhava que “a visita do presidente da Câmara é sempre uma visita especial que os faz sentir importantes, com o valor que eles às vezes pensam que podem não ter, por isso vem lembrá-los de que eles são importantes e lembrados”.

Para José Eduardo de Matos esta é uma forma humana e próxima de relembrar os que se retiraram da vida ativa e que “merecem que nos lembremos deles, fazem parte da nossa comunidade”. Por outro lado, esta iniciativa também vem enaltecer todos os que dirigem e trabalham nestas casas. “As respostas têm melhorado. Temos muita qualidade nos nossos lares que é preenchida com bons profissionais dedicados, com direções e outros voluntários que dão o seu melhor”, valorizou o autarca.

Este ano ao grupo de instituições do concelho juntou-se a Fundação Cónego Filipe de Figueiredo que abriu as portas este mês. O aparecimento de novos equipamentos “é um sinal da força do dinamismo das pessoas do concelho de Estarreja, da capacidade de se associarem e criarem esses equipamentos e darem novas respostas”.

As lembranças oferecidas foram executadas pelos utentes da CERCI de Estarreja que no Centro de Atividades Ocupacionais aprendem tecelagem, costura, pintura em cerâmica e carpintaria. Foram contemplados 520 utentes, integrados nas valências de internamento, centro de dia, centro de convívio, apoio domiciliário e apoio integrado.

Instituições de Estarreja no Portugal no Coração, da RTP

O programa da RTP1, “Portugal no Coração”, esteve esta tarde em Estarreja, para ficar a conhecer duas instituições, a Cerciesta e a Associação Humanitária de Salreu. As reportagens são exibidas esta sexta-feira, dia 23, durante a tarde.

O programa televisivo veio procurar saber como funciona a Cerci de Estarreja, onde foram produzidas as lembranças oferecidas pela Câmara Municipal aos 520 utentes de 9 instituições de 3ª idade do concelho. A Humanitária de Salreu foi uma das associações onde o presidente do Município, José Eduardo de Matos, entregou pessoalmente as lembranças aos idosos.

Instituições concelhias

. Centro de Convívio da Associação Cultural e Recreativa do Roxico, Fermelã
. Centro Social S. Tomé de Canelas
. Associação Humanitária de Salreu