CTE exibe filmes premiados no AVANCA 2011

terça, 03 de janeiro 2012

O Cine-Teatro de Estarreja estreita a relação com o Cine-Clube de Avanca [CCA], tornando-se residência temporária do AVANCA 2011. Janeiro marca o regresso do Festival com a exibição dos filmes premiados nessa competição. Nesta primeira sexta-feira do mês são as curtas-metragens que merecem destaque. No âmbito do protocolo de apoio celebrado com a Câmara Municipal, abrangendo a nova sede e o festival, estas sessões visam divulgar outras cinematografias, abranger diferentes públicos e promover a actividade do CCA, dando mais notoriedade a esta indústria criativa, na afirmação da marca cultural do Município de Estarreja.

O destaque vai para The Ambulance que arrecadou o Prémio Longa-Metragem e o Prémio Fotografia – distinção dada a Radoslav Vladic. Ainda na categoria de longas-metragens será exibido o filme Paper, de Sinan Çetin, que conseguiu a Menção Especial Longa-metragem e o Prémio para melhor atriz com a prestação de Asumam Dabak. Renee Goes to Hollywood finaliza esta mostra dos premiados. Este filme de Aleko Tsabadze também foi distinguido no AVANCA 2011 com a Menção Especial Longa-metragem, ficando ainda a seu cargo o Prémio Melhor Ator dado a Viktor Barbakadze.

Mas nesta primeira sexta-feira de Janeiro são as curtas-metragens que se realçam. Trabalhos oriundos de Portugal, França, EUA, Eslováquia e Polónia mostram o caracter internacional do Avanca. Aqui o destaque vai para Broken Clouds de Yuri Alves, que recebeu o Prémio Curta-Metragem, mas também para o The Son [Menção Especial Curta-Metragem], de Peter Bebjak, e VoiceS [Prémio Vídeo], de Jan Wagner. A abertura da sessão fica por conta de O Bebé, de Mohammadreza Hajipour, e Après Moi que também concorreram nas sessões competitivas do festival.

SEX 6 JAN 21H30 CURTAS PREMIADAS AVANCA 2011| O BEBÉ | APRÈS MOI | BROKEN CLOUDS | VOICES | THE SON
DOM 15 JAN 21H30 PREMIADOS AVANCA 2011| THE AMBULANCE DE GORAN RADOVANOVIĆ | FICÇÃO
DOM 22 JAN 21H30 PREMIADOS AVANCA 2011| PAPER DE SINAN ÇETIN | FICÇÃO
DOM 29 JAN 21H30 PREMIADOS AVANCA 2011| RENEE GOES TO HOLLYWOOD DE ALEKO TSABADZE | FICÇÃO

CTE | 3,5€ | 2,5€ [C/ DESCONTOS HABITUAIS]

SEX 06 JAN 21H30
SESSÃO DE CURTAS-METRAGENS PREMIADAS AVANCA 2011

O BEBÉ
Uma equipa de filmagem está a fazer um filme acerca de um bebé. Eles precisam que o bebé chore numa cena mas ele não o faz. A equipa está cansada de repetir a mesma cena, especialmente o produtor.

Mohammadreza Hajipour realização, argumento e produção | Raoul da Cruz, Hugo Folgado fotografia
FICÇÃO | PORTUGAL | 11’22’’ | M/6

APRÈS MOI
Eu sou outro, mas ainda sou eu. Um amante frustrado persegue uma ilusão, mas sempre acaba por se encontrar a si mesmo.

Paul Emile Boucher, Thomas Bozovic, Madeleine Charruaud, Dorianne Fibleuil, Benjamin Flouw, Mickaël Riciotti, Antoine Robert realização | Patrice Killoffer argumento | Canal +, La Station Animation, Les Films d’Ici produção
ANIMAÇÃO | FRANÇA | 4MIN. | M/6

BROKEN CLOUDS
Num futuro não muito distante, as plantas recusam crescer e a vida tal como a conhecemos deixa de existir. Sofrendo pela morte do seu amor [Candace Janee], um sobrevivente desamparado [Vinicius Vieria] embarca numa missão de plantar três sementes – as quais ele está convencido de terem o poder de recomeçar a vida neste planeta. A sua jornada é ainda mais desafiada por um encontro tenso com outro sobrevivente solitário, que testa a sua determinação e sua sanidade.

Yuri Alves realização, argumento e fotografia | Yuri Alves, Igor Alves produtores| Dreamplay Productions produção
FICÇÃO | EUA | 22MIN. | M/6

VOICES
Um corpo e muitas almas… A história de uma mulher confrontada com diferentes identidades.

Peter Bebjak realizador | Yuri Korec, Peter Bebjak argumento | Martin Ziaran fotografia | Rasto Sestak, Peter Bebjak produtor | D.N.A. Production produção
EXPERIMENTAL | ESLOVÁQUIA | 19MIN. | M/6

THE SON
Após a morte da sua mãe, Tomek vai visitar o seu pai que já não via há seis anos. Uma viagem de barco revela ressentimento, afeto e culpa.

Jan Wagner realização e argumento| Michal Stajniak fotografia | Weronika Czolnowska produtor | Polish National Film School produção
FICÇÃO | POLÓNIA | 28MIN. | M/6

DOM 15 JAN 21H30
PRÉMIO LONGA-METRAGEM E PRÉMIO FOTOGRAFIA

THE AMBULANCE
HITNA POMOC

A ambulância é um filme histórico contemporâneo que reflete o drama das profundas mudanças sociais que a sociedade sérvia sofreu na virada deste século. A história – passada entre o colapso do último totalitarismo europeu, em 2000, até à entrada, oito anos mais tarde, desta frágil democracia dos Balcãs para o lobby da União Europeia - é contada através da análise do desenvolvimento do serviço de ambulâncias local. E há também um sonho nisso…
Goran Radovanović realizador, argumento e produtor| Radoslav Vladić fotografia | Nana Film produção
FICÇÃO | SÉRVIA | 81MIN. | M/6

DOM 22 JAN 21H30
MENÇÃO ESPECIAL LONGA-METRAGEM E PRÉMIO MELHOR ATRIZ

PAPER
KAĞIT

Uma funcionária pública que coloca em prática uma lei disparatada com uma obstinação cega. Um jovem que não obedece a essa lei disparatada. Quem vai defender os direitos dos que foram afetados por estas leis impróprias?
Sinan Çetin realização e argumento | Kamil Çetin fotografia | Sinan Çetin produtor | Plato Film produção
FICÇÃO | TURQUIA | 105MIN. | M/6

DOM 29 JAN 21H30
MENÇÃO ESPECIAL LONGA-METRAGEM E PRÉMIO MELHOR ATOR

RENEE GOES TO HOLLYWOOD

Rene ensina artes visuais numa escola de cinema e também trabalha como motorista para uma companhia de gás. Capturando a sociedade com uma câmara, ele revela a vida no distrito “Dregs” cuja péssima moralidade, injustiça crónica e pobreza são verdadeiramente chocantes. De maneira a corrigir esta condição da sociedade, ele mata a personagem mais desprezível. A obsessão.
Aleko Tsabadze realização e argumento | Konstantine Esadze fotografia | Levan Korinteli, Archil Gelovani produtor
FICÇÃO | GEÓRGIA | 101MIN | M/6

Mais informações em: