Casa da Cultura aberta às Artes, ao Turismo, à Natureza, ao Artesanato

Comemorações do VII Aniversário de Estarreja a Cidade

segunda, 09 de janeiro 2012

As várias facetas do município vão passar pela renovada Casa da Cultura. Este foi um dos desafios lançado durante a sessão de reabertura, presidida por José Eduardo de Matos, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, e inserida no 7º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade.

Após o descerramento da placa identificativa pelas mãos de José Eduardo de Matos e do vereador da Cultura, João Alegria, abriram-se os portões para o logradouro do edifício do séc. XVIII, onde se podem admirar duas pedras de armas em calcário que representam o brasão de armas atribuído em 1784 ao Bispo de Cochim, restaurado pela autarquia em 2009, e o brasão de armas assumido na primeira metade do século XIX pelo Dr. Pedro Barbosa do Couto Cunha e Melo, Fidalgo da Casa Real e Desembargador da Relação de Braga, adquirida em 1965 pela Câmara.

A esta dimensão histórica da Casa dos Morgados de Santo António da Praça, que albergou uma das mais ilustres e nobres famílias do concelho de Estarreja e da região de Aveiro, vão ser associadas novas facetas. Com as obras de beneficiação, a galeria de exposições ganhou uma maior amplitude, e foram criadas novas salas adjacentes. “Aprofundando o segmento expositivo, trazermos aqui outras formas do município se fazer representar e fazer conhecer”, é um dos objetivos do presidente da autarquia, abrindo-se o espaço agora mais amplo, “a artistas, criadores e novos valores”.

Investimento de 270 mil € nas pessoas, artistas e associações

Este investimento de 270 mil € aposta em “novas dinâmicas e mais profundas”, pretendendo-se que o “município fique mais representado e de forma abrangente”, trazendo a este espaço cultural mostras sobre a riqueza patrimonial, edificada ou natural, de Estarreja. O BioRia ou a Casa Museu Egas Moniz são temáticas já em perspetiva para encherem as novas salas expositivas. E de uma forma permanente, o visitante pode encontrar “um conjunto de produtos e utensílios e, sobretudo, obras literárias que o município tem vindo a publicar”.

Ingredientes para que a Casa da Cultura “venha a ter o retorno da visita das pessoas, da participação dos artistas e das associações”, convida o presidente do Município.

O munícipe António Quadros, de Canelas, deparou-se com uma “agradável surpresa, em primeiro lugar com esta recuperação acho que está maravilhosa e só precisa de ser aproveitada com exposições como esta. Existindo os eventos as pessoas frequentam e a prova disso é o nosso Cine-Teatro”. Também para José Pereira, outro visitante da Murtosa, a Casa da Cultura “está muito melhor, mais funcional. É preciso dinamizar e que tenha atividade regularmente”.

Nas 4 salas expositivas, podem-se apreciar, até dia 31, obras de António Joaquim, Irmã Gabriela, Jaime Ferreira, Joakin Pereyra, José Mendonça e Luís Alberto reunidas na Exposição Retrospetiva de Pintura “3+3”, que relembra a primeira exposição sobre Estarreja na Casa da Cultura, quando passou a património municipal em 1981. Joakin Pereyra, o mais jovem do grupo, recordou os seus companheiros e a escolha dos 6 artistas - 3 académicos e 3 modernistas – na altura feita pelo “grande mestre” Jaime Ferreira. Este grupo nasceu em 1975 e extinguiu-se mais tarde devido ao falecimento de Jaime Ferreira e Luís Alberto.

Financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro, o projeto de beneficiação da Casa da Cultura de Estarreja representa um investimento total de 272.028,98 €, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 217.623,18 €. Foram criados gabinetes de atendimento e orientação juvenil, sala de formação e espaços de ateliês de artes espaços de trabalho para os serviços da educação, cultura e juventude. A empreitada incluiu a criação de um acesso para pessoas com mobilidade condicionada.

Durante o programa comemorativo promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, que decorre durante este mês,“ elevamos a Cidadania, ligando a cidade a uma comemoração desde sempre focada na cultura, novos valores, tradição, património, música”, salienta José Eduardo de Matos.

Toda a programação das comemorações: http://www.cm-estarreja.pt/main/evento.php?id=1543