Parlamento dos Jovens em Avanca

quinta, 19 de janeiro 2012

A Escola EB 2,3 Egas Moniz de Avanca recebeu uma sessão do programa “Parlamento dos Jovens – Básico”, promovido pela AR – Assembleia da República. Professores e alunos prepararam as perguntas e os temas para um debate sobre redes sociais que contou com a presença do deputado Sérgio Sousa Pinto. Nesta sessão, onde também esteve o vereador da Educação, João Alegria, os alunos demonstraram conhecimento da situação do País e animaram o debate com perguntas bastante pertinentes e com sugestões de resolução dos problemas.

Na escola de Avanca, o programa envolve cerca de 60 alunos do 9º ano. O objetivo é promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Este ano letivo, o Parlamento dos Jovens analisa as “Redes Sociais: Combate à discriminação”.

Este programa que percorre todo o país culmina com a realização de duas sessões nacionais na AR, nos dias 7 e 8 de Maio, que vão sendo preparadas ao longo do ano letivo nas escolas, com participação de deputados, designadamente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.

Nesta primeira fase, para a qual se inscreveram 426 escolas e que termina a 24 de Janeiro, decorrem os debates e as eleições para a sessão escolar. Para a segunda fase, entre 27 de Fevereiro e 20 de Março, serão agendadas sessões regionais.

A AR considera que é de particular interesse promover a reflexão dos jovens sobre as redes sociais e o papel que podem desempenhar na sociedade, ao nível local e global, no sentido da promoção de iniciativas individuais e coletivas direcionadas na adoção de estratégias que promovam sociedades sem diferenças e com iguais oportunidades para todos.

A Escola Secundária também participa no programa “Parlamento dos Jovens – Secundário”, que se debruça sobre as “Redes Sociais: Participação e Cidadania”. A sessão nacional vai acontecer nos dias 28 e 29 de Maio.