As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant inicia digressão no CTE

Esta noite Nuno Prata no Bar do CTE

sexta, 20 de janeiro 2012

O Cine-Teatro de Estarreja apresenta no próximo sábado, dia 21 de janeiro, As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, uma das obras mais conhecidas do cineasta alemão do pós-guerra, Rainer Werner Fassbinder, agora transformada numa peça de teatro pelas mãos de António Ferreira.

Esta peça marca a primeira incursão de António Ferreira no território da encenação de teatro. Estreada em setembro de 2011 em Lisboa, As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant começa a sua itinerância nacional no CTE. Um drama que consegue desafiar a plateia, ainda mais quando se nota que o original cinematográfico foi exibido na sociedade alemã dos anos 70.

A personagem Petra Von Kant é uma figurinista de alta-costura esmagada pela paixão não correspondida por uma jovem de nível social e cultural inferior. Para o encenador António Ferreira [autor dos premiados filmes Esquece Tudo o que te Disse e Respirar Debaixo d’ Água], As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant é “uma história de amor, de masoquismo, de relações claustrofóbicas, de desespero, sempre no feminino. A história de uma mulher que está a aprender a amar”.

Um drama em torno da vida e emoções da estilista Petra Von Kant, onde o amor lésbico é o foco principal e onde António Ferreira dirige um elenco se seis prestigiadas mulheres. Custódia Gallego é a protagonista Petra Von Kant, Cláudia Carvalho é Gabriela, filha de Petra, Isabel Ruth encarna a mãe de Petra, Paula Moura surge como amiga de Petra, Diana Costa e Silva é Marlene, a empregada apaixonada por Petra e Inês Castel-Branco é Karin, o amor de Petra e causador de todo o seu sofrimento.

De destacar ainda a presença da equipa artística de José António Tenente, como o figurinista a quem cabe a recriação do sofisticado e complexo universo da criação de moda que envolve Petra Von Kant.

SÁB 21 JAN 22H00
António Ferreira encenação
Luísa Bebiano cenografia
José António Tenente figurinos
José Carlos Gomes desenho de luz
Baltazar Gallego sonoplastia
Nuxa Araújo desenho de maquilhagem
Carlos Gago desenho de cabelos
Ana Padrão, Cláudia Carvalho,  Custódia Gallego,  Diana Costa e Silva,  Inês Castel-Branco,  Isabel Ruth interpretação
TNDM II e ACE / Teatro do Bolhão coprodução
AUDITÓRIO CTE | 5€ | DRAMA | 75MIN. | M/6

Nuno Prata e Norberto Lobo no Bar do CTE

Depois do seu mais recente álbum ter sido aclamado como o melhor de 2011, Norberto Lobo apresenta-se ao Cine-Teatro de Estarreja num aguardado concerto agendado para o dia 24 de fevereiro. Mas para já é Nuno Prata quem faz as honras da casa e inicia mais uma temporada de programação dentro do espaço Bar do CTE.

O Bar do CTE continua a mostrar-se um espaço aconchegante onde a música se torna aliada de um bom serão com amigos e também com os artistas. A proximidade que se cria com quem está em palco motiva um ambiente informal e de maior interação entre todos. Para o arranque do ano este café-concerto exibe um cartaz composto por novidades gigantes da música nacional, cujo caminho a solo tem merecido os maiores elogios e distinções.

Para as noites do Bar do CTE destacam-se assim Nuno Prata e Norberto Lobo, o primeiro no dia 20 de janeiro e o segundo um mês depois, no dia 24 de fevereiro. Nuno Prata, ex-Ornatos Violeta, constrói temas que entrenham. No seu último trabalho, Deve Haver, Nuno Prata não nega as origens e vai tendendo tanto para um lado mais folk como para outro mais pop/rock. Basta ouvir Essa dor não existe [tu isso sabes, não sabes?].

Já o registo de Norberto Lobo consegue marcar a diferença. Entre a contemplação, a homenagem e a criação de novos sítios em som e música, é neste concerto no Bar do CTE que se pode encontrar a singularidade da arte de Norberto, um dos grandes instrumentistas e compositores da música portuguesa. A justificação foi dada pela revista BLITZ que nomeou Fala Mansa, último trabalho de Norberto Lobo, como melhor disco nacional de 2011. E uma guitarra basta para tudo isso.

Mais informações em: