Exposição de Pintura "3+3" na Casa Municipal da Cultura

sexta, 20 de janeiro 2012

A Casa da Cultura tem patente ao público a Exposição Retrospetiva de Pintura “3+3” da autoria dos pintores António Joaquim, Irmã Gabriela, Jaime Ferreira, Joakin Pereyra, José Mendonça e Luís Alberto, inserida nas comemorações do VII Aniversário de Estarreja a Cidade. Pode visitar a mostra no renovado espaço até dia 31.

Esta é uma retrospetiva do trabalho realizado por este grupo ao longo de três décadas, e relembra os seis amigos que realizaram a primeira exposição sobre Estarreja na Casa da Cultura, quando passou a património municipal em 1981.

13 artistas reuniam-se habitualmente numa tertúlia no primeiro sábado de cada mês no "Carioca 2", em S. Lázaro. Formaram um grupo e exibiam no 1º Janeiro (atual Centro Comercial Via Catarina). Deste, nasce em 1975 um grupo denominado 3+3, constituído por 3 artistas académicos (Luís Alberto, José Mendonça e António Joaquim) e 3 modernistas (Jaime Ferreira, Irmã Gabriela e Joaquim Pereira). O grupo extinguiu-se anos mais tarde devido ao falecimento de Jaime Ferreira e Luís Alberto. A mostra está aberta ao público até dia 31 de Janeiro.

A reabertura da Casa Municipal da Cultura, após a realização de obras de beneficiação, foi um dos momentos marcantes do 7º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade, no início deste mês.

No logradouro do edifício do séc. XVIII, podem ainda admirar duas pedras de armas em calcário que representam o brasão de armas atribuído em 1784 ao Bispo de Cochim, restaurado pela autarquia em 2009, e o brasão de armas assumido na primeira metade do século XIX pelo Dr. Pedro Barbosa do Couto Cunha e Melo, Fidalgo da Casa Real e Desembargador da Relação de Braga, adquirida em 1965 pela Câmara.

A esta dimensão histórica da Casa dos Morgados de Santo António da Praça, que albergou uma das mais ilustres e nobres famílias do concelho de Estarreja e da região de Aveiro, vão ser associadas novas facetas. Com as obras de beneficiação, a galeria de exposições ganhou uma maior amplitude, e foram criadas novas salas adjacentes.