Sábado à tarde no Cine-Teatro de Estarreja: Orquestra Ligeira do Exército

O concerto está integrado nas comemorações do 7º aniversário de Elevação de Estarreja a Cidade.

quarta, 25 de janeiro 2012

Sáb 28 Jan 16H00 | Cine-Teatro de Estarreja

CLÁSSICO | 90MIN. [C/INTERVALO] | M/3
CONCERTO INTEGRADO NAS COMEMORAÇÕES DO VII ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO DE ESTARREJA A CIDADE

Sediada na Escola Militar de Eletromecânica em Paço de Arcos, a OLE iniciou as suas atividades em 1977, sucedendo a uma agrupamento musical militar criado pela Região Militar de Lisboa, que no início dos anos 70 fez furor num programa radiofónico - Alerta Está! - da RDP. Dois anos depois, foi oficializada por Decreto-Lei para representar o Exército Português e colaborar com os outros ramos das Forças Armadas e com Entidades e Organismos Civis.

A sua estrutura, em género Big-Band, é composta por cinco saxofones (flauta, flautim, clarinete), quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas. Executando composições ligeiras, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada como uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil. Contribuindo para a afirmação e valorização cultural, a Orquestra é fortemente solicitada para atuar nos mais variados eventos festivos.

O seu currículo não se resume às fronteiras nacionais: são muitas as atuações no estrangeiro, especialmente dirigidas às Comunidades Portuguesas e Forças Nacionais Destacadas, uma digressão por terras de França e Andorra, bem como ao Teatro de Operações da Bósnia. Estas deslocações constituem um fator de importante proximidade entre Portugal e as suas Comunidades (civis e militares) estabelecidas naqueles países, contribuindo assim para reafirmar a imagem de um Portugal desenvolvido e moderno.

A Orquestra Ligeira do Exército possui já dois registos discográficos, tendo o último sido gravado num espetáculo ao vivo na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. A Orquestra Ligeira do Exército está ainda agraciada com a Medalha de Serviços Distintos - grau Ouro.

Entrada 1,5€ (O valor do bilhete tem como finalidade firmar o compromisso na assistência ao espetáculo, bem como ordenar os lugares.)

Mais info http://www.cineteatroestarreja.com