Grupos fazem a maior festa de Estarreja

Fanny desfila no Carnaval

quarta, 25 de janeiro 2012

Fanny, concorrente do programa "Casa dos Segredos 2", da TVI, esteve em Estarreja, estando confirmada a sua participação no desfile de domingo, dia 19 de Fevereiro, encarnando o papel de Rainha de Carnaval. A Associação de Carnaval de Estarreja (ACE), tendo como princípio o crescimento sustentável e com visibilidade do Carnaval de Estarreja, decidiu escolher a jovem concorrente que se tornou bastante popular ao longo da sua participação no concurso televisivo.

O cartaz deste ano do evento destaca os rostos do Carnaval, figurantes dos vários grupos. A ACE realça desta maneira os valores locais e o espetáculo dos grupos que integram o corso como elementos fundamentais para atrair mais visitantes a Estarreja.

A festa já acontece na cidade, com as apresentações dos sambas enredo que percorrem as sedes das 5 escolas de samba durante este mês, e agora é lançado o programa oficial que decorre entre 11 e 21 de Fevereiro.

Com um orçamento a rondar os 145 mil €, ligeiramente inferior ao do ano passado, a organização garante manter os níveis de qualidade dos cortejos, caracterizados pela diversidade de 5 escolas de samba, 8 grupos de folia e um 1 grupo de passerelle, num total de 1200 figurantes, que desde há uns meses trabalham empenhadamente para apresentar um espetáculo com a qualidade, cor e animação que nos têm habituado, nos desfiles este ano marcados para os dias 19 e 21 de Fevereiro.

Este é o maior evento de Estarreja, que envolve um número elevado de estarrejenses, de todas as idades e freguesias, vivido de forma intensa e trazendo a Estarreja milhares de visitantes.

A Câmara Municipal apoia o evento com um subsídio financeiro direto de 31.950 €, o que representa uma diminuição de 10% em relação ao ano de 2011, para além de garantir apoio logístico. O subsídio entregue pela ACE aos grupos será de 70 € por participante, a que acresce uma verba de 20% da bilheteira.

Os bilhetes de entrada para os corsos adultos mantêm o mesmo valor do ano passado, 5€ por peão, e as crianças até aos 12 anos não pagam.

O Carnaval Infantil, agendado para dia 12 e estando já confirmada uma forte participação de escolas e instituições, as Marchas Luminosas na noite de 15 de Fevereiro e o desfile noturno das Escolas de Samba, a 17, são também pontos fortes da programação.

No sábado, dia 11 de Fevereiro, os festejos abrem oficialmente na tenda da festa, que será instalada na Praça Francisco Barbosa, com a apresentação dos sambas-enredo das escolas de samba e com o concurso Miss Samba Estarreja que se realiza pela primeira vez. Na tenda denominada “Planeta Barbosa” não faltará animação nas noites do Carnaval.

O circuito das apresentações das escolas de samba prossegue no próximo sábado, dia 28, no Pavilhão da Associação Cultural de Salreu, sendo a vez da Tribal, grupo que vai desfilar pela primeira vez no Carnaval de Estarreja. A terminar este ciclo, o Trepa de Estarreja, escola campeã da edição de 2011, dá a conhecer o seu samba no dia 4 de Fevereiro.

Um dos mais antigos cortejos carnavalescos

Dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país, o Carnaval em Estarreja conta com a participação de mais de dois milhares de figurantes. O corso carnavalesco percorre o centro histórico da cidade, onde durante uma semana se multiplicam a alegria e o ritmo, num ambiente contagiante de folia, trazendo a Estarreja dezenas de milhares de pessoas.

A tradição carnavalesca em Estarreja remonta ao final do século XIX, tendo sido melhorada e modernizada ao longo dos anos. Aparte dos dois desfiles que se realizam no domingo e terça-feira, existe todo um conjunto de atividades de animação que proporcionam aos residentes e visitantes um maior entretenimento.

Carnaval 2012

12 [domingo] 15h Carnaval Infantil

15 [quarta-feira] 21h30 Marchas Luminosas e Atuação de Marcus

17 [sexta] 21h30 Desfile das Escolas de Samba

19 [domingo] 15h Carnaval Sénior RAINHA FANNY

21 [terça] 15h Carnaval Sénior

Planeta Barbosa [Tenda na Praça Francisco Barbosa - Entradas livres]

11 [sábado] Apresentação dos Sambas Enredo + Concurso Miss Samba Estarreja + DJ Camões + DJ Klaümark

15 [quarta-feira] Marcus + DJ Zion

17 [sexta-feira] Tino de Rans + Samba do Morro + É no Pagode + Dj João Arrojado

18 [sábado] Ganda Malucos + Miguel Estevez Violin Live Act + DJ Cá 7 + DJ António Silva

19 [domingo] Roda de Samba + Beat Box by Rui Mouro e Miguel Seara

Bancada Casimiro Tavares 4€

Bancada Carnaval Infantil 3€

Promoção + Carnaval [apenas disponível na loja de carnaval]

Neste carnaval aproveite a promoção de desconto nos bilhetes para o desfile de terça-feira, dia 21.

Pacote de dois bilhetes de entrada e bancada (bilhete entrada domingo + bilhete entrada terça + bancada domingo + bancada terça) 20€

Website www.acestarreja.pt