Champimóvel: “O futuro da ciência” em Estarreja

quinta, 26 de janeiro 2012

Pela primeira vez, as crianças de Estarreja terão a oportunidade de fazer uma viagem inédita, uma excursão interativa através do corpo humano. Será uma experiência única! O “Champimóvel”, da Fundação de Champalimaud, é uma experiência tridimensional, interativa e móvel com base num filme 3D – O Futuro da Ciência – transmitido num simulador transportável por camião TIR, com tecnologia de ponta cientifica-médica para o coração e a mente das crianças, com idades entre os 9 aos 14 anos.

A Câmara Municipal promove esta aventura, levando a ciência até às escolas. A exposição itinerante estará na Escola Básica Integrada Padre Donaciano de Abreu Freire, entre os dias 6 a 8 de Fevereiro, para os alunos do Agrupamento de Escolas de Estarreja, de Pardilhó e da Escola Secundária, e no dia 9 de Fevereiro na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Prof. Doutor Egas Moniz, para os alunos do Agrupamento de Avanca.

O anfitrião desta viagem, o "Champi”, guia o espectador através do corpo humano a fim de testemunhar os problemas mais relevantes e mais contemporâneos na ciência médica tais como as células estaminais, nanotecnologias, DNA e a terapia genética.

O Champimóvel é um dos conceitos mais originais da ciência educativa e despertará a curiosidade científica dos estudantes que imergem no funcionamento do corpo humano ao nível microscópico. A descoberta dos temas científicos subjacentes será feita de forma natural e agradável.