CUF-QI sucede a Air Liquide no secretariado do PACOPAR

segunda, 30 de janeiro 2012

A CUF-QI sucedeu, no início deste ano, à Air Liquide no secretariado do PACOPAR. Luís Ferreira, da Air Liquide, passou assim a pasta para Diogo Almeida Santos, da CUF-QI. A transferência de responsabilidades foi realizada na primeira reunião trimestral de 2012, na qual os dois últimos anos do Painel foram passados em revista, concluindo-se que a maioria das ações planeadas foi realizada. O novo secretariado anunciou intenções de continuar a apostar nas áreas de ambiente, enquadramento paisagístico, comunicação e prevenção de riscos, apresentando uma metodologia de avaliação do Painel com vista a uma melhoria contínua do seu desempenho.

A avaliação do exercício do último biénio recai sobre a mudança que o secretariado da Air Liquide acarretou, em 2010, para o Painel, ao alicerçar a sua atividade nos planos de ação dos seus Grupos de Trabalho (Ambiente, Prevenção de Riscos, Enquadramento Paisagístico e Comunicação). Dois anos volvidos desta alteração, Luís Ferreira considerou "os resultados positivos, pela eficácia de ação do PACOPAR em todas as áreas, ao mesmo tempo que ajudou a conferir maior dinâmica de atividade aos grupos e uma melhor coordenação entre eles." O secretário cessante reconheceu que "os grupos de trabalho têm sido a base do dinamismo do Painel."

Almeida Santos, que assumirá o secretariado do Painel no biénio 2012/2013, pretende continuar o desempenho do PACOPAR assente nesta orgânica, com ênfase no objetivo de melhoria contínua da sua ação. Para isso, o novo secretário apresentou aos membros uma metodologia de avaliação, para a qual todos contribuirão, com a intenção de refletir sobre a atuação do Painel em todas as áreas, relacionando-as com o seu grau de importância para a comunidade. O processo de avaliação decorrerá ao longo do primeiro semestre deste ano (no qual ainda está em vigência o Plano Estratégico 2010-2012), pretendendo-se delinear a ação futura do PACOPAR com base nos seus resultados. De acordo com Almeida Santos, "o objetivo é que o PACOPAR tenha uma maior focagem nas áreas que atualmente sejam consideradas mais importantes para a comunidade."

José Fernando Correia, o primeiro coordenador do PACOPAR (desde 2010) e um dos seus membros fundadores (enquanto antigo colaborador da Dow Portugal e ultimamente da Câmara Municipal), já havia transmitido ao secretariado a sua intenção de sair. As razões prendem-se com a longevidade a que se encontra ligado ao Painel e com a necessidade de renovação. Esta vacatura revelou-se oportuna para uma adaptação na estrutura do PACOPAR, considerando a direção/coordenação geral centrada no secretariado e reservando para uma nova posição de chairman as funções de presidência das reuniões plenárias, aconselhamento na orientação estratégica do Painel e sua representação nas relações com outros organismos e instituições.

Para o efeito, o Painel convidou António Castro Valente, antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Estarreja (BVE), que se entendeu reunir um conjunto de características principais, nomeadamente ser uma pessoa conhecedora da história do Painel, a ele ligada desde o início (ao comando dos BVE), que já não fosse membro, mas conhecesse bem a comunidade estarrejense e a pudesse representar, que conhecesse bem as empresas químicas do CQE e estivesse familiarizado com as áreas de segurança e proteção civil.