Ampliação do Centro de Abate de Aves de Pardilhó: Grupo Lusiaves investe 12 milhões

quarta, 01 de fevereiro 2012

O grupo Lusiaves vai investir 12 milhões de euros em Estarreja, na ampliação do Centro de Abate de Aves, da empresa “Hilário Santos & Filhos, S.A.”, localizada na freguesia de Pardilhó e que o grupo adquiriu. Uma operação inserida num investimento de carácter nacional, classificado como Projecto de Interesse Nacional (PIN), com o valor global de cerca 130 milhões de euros.

Este avultado investimento no concelho implica a criação de 60 postos de trabalho. As obras de ampliação deverão estar concluídas até ao final deste ano.

A ampliação do Centro de Abate de Aves é um projeto socioeconómico que o Município assume como altamente prioritário para o desenvolvimento do concelho, na perspectiva de captação de investimento e de criação de emprego.

Suspensão Parcial do Plano Diretor Municipal de Estarreja

Face às restrições do PDME – Plano Diretor Municipal de Estarreja atualmente em vigor e se encontra em fase de revisão, que não permite a perspetivada ampliação, o Município teve de avançar para a “Suspensão Parcial do Plano Diretor Municipal de Estarreja (PMDE) e o consequente Estabelecimento de Medidas Preventivas”.

Uma decisão aprovada pela Assembleia Municipal de Estarreja, em sessão ordinária realizada em 21 de dezembro de 2011 (2.ª Reunião) e sob proposta da Câmara Municipal aprovada em 10 de novembro de 2011.

A necessidade de se proceder à suspensão parcial do PDME, em área da propriedade da empresa Hilário Santos & Filhos, Lda, resulta da imperiosa necessidade de ampliação das instalações da empresa, que as disposições do PDME em vigor não admitiam, caso a medida urbanística não se tivesse concretizado.