Mundial de Ornitologia: estarrejense conquista o tri

quinta, 16 de fevereiro 2012

Fernando Domingues sagrou-se tricampeão mundial de ornitologia em Espanha. O ornitólogo conquistou o terceiro título consecutivo em Equipas de Bicos de Lacre, classe F2-33, um feito inédito nesta classe, durante o 60º Campeonato Mundial de Ornitologia, que teve como palco a cidade de Almería, no sul de Espanha. O jovem trouxe mais duas medalhas para Portugal.

O maior evento ornitológico do mundo, que se realizou entre os dias 20 e 22 de janeiro, recebeu 26.300 aves, traduzindo-se assim, na segunda maior participação de sempre na história dos Campeonatos do Mundo.

O jovem, natural de Pardilhó, é uma referência no campo dos exóticos africanos, a sua especialidade. A sua participação fez-se com a presença de 3 equipas de Bicos de Lacres e 3 individuais; 3 individuais Face Laranja e uma equipa de Bengalins da Índia.

Apesar de alguns contratempos no campo organizativo, ao nível do acondicionamento de pequenos exóticos, Fernando Domingues soma mais dois títulos: campeão e vice-campeão do mundo em equipas, da classe F2-34 (Bicos de Lacre), atingindo uma marca importante que é a defesa consecutiva do título. Nos individuais conseguiu os 4º e 5º lugares, registando a melhor marca nacional. O 61º Campeonato do Mundo terá lugar no norte da Bélgica, em Hasselt.

Foi em 2001 que Fernando arrecadou o primeiro título mundial, de vice-campeão, na altura com apenas 16 anos. Em 2010 conquistava a Medalha de Ouro, na classe F2-33, com uma equipa de bicos-de-lacre, e uma Medalha de Prata, na classe F2-34 com um individual da mesma espécie. 2011 foi o ano da consagração ao renovar o título mundial em equipas F2-33.

Mais informações na revista de ornitologia www.magazineornitologico.com